O primeiro dia de congresso ficou ainda marcado por momentos de especial alegria e entusiasmo para os internistas, com o lançamento do livro “A Missão de Cuidar -70 anos de Medicina Interna”, uma obra que revisita as conquistas e marcos históricos da sociedade científica, e que assinala o arranque das comemorações dos 70 anos, que se cumprem a 14 de dezembro.
“Julgamos que não há melhor forma de começar os festejos do que o lançamento de um livro”, afirmou João Araújo Correia, presidente da SPMI.
Presente na sessão de abertura, a jornalista e autora Maria Elisa falou sobre o processo de produção do livro.
“Ao evocar os 70 anos vão surgindo rostos e histórias de doentes que devem a vida a um médico internista”, contou sublinhando que “procurei honrar a confiança em mim depositada”, disse ainda a escritora.
“Neste livro vão encontrar o testemunho dos escritores Alexandre Quintanilha, Mário Cláudio e Richard Zimbler, em que falam sobre a sua relação com o seu médico internista”, avançou.
Maria Elisa fez ainda questão de deixar uma mensagem de gratidão aos médicos internistas que aceitaram participar na obra. “Obrigado pela disponibilidade de todos os internistas que falaram comigo apesar de estarem a viver um momento crítico”, disse referindo-se à pandemia de COVD-19.
(02/10/2021)