XXII Jornadas do NEDVIH superam as expectativas

As XXII Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) decorreram nos dias 4 e 5 de abril, no Centro Cultural de Cascais, e foram marcadas por uma participação expressiva e um elevado nível científico, que superaram as expectativas da organização.

Para o coordenador do NEDVIH, Fausto Roxo, o balanço é extremamente positivo. “As Jornadas decorreram de forma muito entusiasmante, pela participação ativa de todos os preletores e de uma audiência conhecedora que lotou o espaço do auditório”, afirmou.

A edição deste ano teve como mote “O futuro, hoje”, e procurou refletir os desafios emergentes na área da infeção por VIH, com foco nos novos perfis de doentes, nas abordagens terapêuticas inovadoras, na crescente relevância das comorbilidades, e no papel das novas formas de comunicação entre profissionais de saúde, doentes e comunidade.

Segundo Fausto Roxo, “os objetivos das Jornadas foram plenamente atingidos, ou até ultrapassados, face à qualidade das intervenções e à extensa participação da audiência, que complementou essas intervenções”.

O ambiente de proximidade e partilha foi destacado como um dos fatores-chave para o sucesso do evento. “A forma como estes temas foram abordados e a proximidade entre todos os participantes permitiu, sem dúvida, retirar ensinamentos preciosos em todas estas áreas, com aplicabilidade prática”, sublinhou.

Para além das conferências e mesas-redondas, foram ainda apresentados casos clínicos e comunicações livres que reforçaram o papel central da Medicina Interna no acompanhamento dos doentes com VIH, bem como a articulação essencial com as estruturas comunitárias.

O feedback por parte dos participantes não se fez esperar. “Foi entusiasmante e muito recompensador para todos os elementos da comissão organizadora, que tanto investiram na preparação das Jornadas”, refere o coordenador do NEDVIH. Os elogios incidiram sobre vários aspetos do evento, desde “a escolha dos temas, a qualidade dos intervenientes, o cumprimento dos horários e até a qualidade do jantar das Jornadas”.

As XXII Jornadas do NEDVIH afirmaram-se, assim, como um espaço de reflexão, aprendizagem e partilha sobre o presente e o futuro dos cuidados a pessoas com infeção por VIH, num modelo cada vez mais integrado e centrado na pessoa.

(08/04/2025)