Vamos resistir!
Estevão Pape, médico internista há mais de 30 anos, deixa-nos a todos uma mensagem de positivismo e esperança para os próximos tempos, que não se avizinham fáceis, mas aos quais iremos resistir!
NEM TUDO É FECHADO! O meu Avô LUÍS DE PAP médico, primeiro doutorado em Reumatologia no mundo, vivia e trabalhava em Budapeste. Abandonou com a sua família a Hungria em finais de 1944 com a trágica 2ª Guerra Mundial – Nazismo vivo ainda e comunismo feroz a chegar .
A 2ª Guerra Mundial terá produzido a “ pandemia “ de cerca de 70 milhões de mortos . LUÍS de PAP trabalhou de 1945 a 1948 como médico voluntário na Cruz Vermelha Britânica – British Red Cross . TUDO deixou para trás e atravessou toda a Europa sem nada e a Portugal chegou em 1949 . Todos os anos “ olhava “ com esperança o lado de lá da Cortina de Ferro, nunca chegou a ver e viver a queda mas, a Crença na Mudança sempre teve e com o seu exemplo e do meu Pai sempre fui educado a acreditar que tudo é possível – Basta Querer e Energia para a Vida.
Tudo é mesmo POSSÍVEL, aqui em Portugal nasceu uma nova vida para uma Família, com uma vontade inabalável de viver , mesmo sem muitas coisas e riqueza… Aqui deixo a minha mensagem de Vontade de viver – Temos TODOS que ter vontade de viver e para já “ Ficar em Casa “ é a forma de podermos olhar o Futuro com realismo e como o meu Avô… ficou em Portugal como Reumatologista ilustre , mas olhando sempre com realismo que o dia ia chegar e chegou, mas sempre transmitindo o caminho aos seus descendentes. O Caminho Agora é Cumprir o que nos indicam os que de Medicina sabem… como Médico que sou aqui estou, pronto a relembrar sempre o exemplo dos meus Avós e do meu Pai… A vida de nada vale se não formos Fortes quando Ela é mais difícil!
Estevão Pape