Sucesso do CAMI trouxe segunda edição a Vila do Conde

Depois do êxito retumbante da primeira edição, no ano passado, no Porto, o Curso de Atualização em Medicina Interna (CAMI) realiza-se durante esta semana em Vila do Conde.

Luísa Eça Guimarães, internista e coordenadora do evento, recordou que o projeto nasceu em Boston, na Harvard Medical School, e como resultado da necessidade de atualizar conhecimento de uma forma menos longínqua e dispendiosa, mas igualmente valiosa.

“Este curso surgiu em Boston, num curso que nos permitiu, ao fim de cinco anos de especialidade, reavivar alguns conhecimentos. Desde logo percebemos que seria possível fazer algo semelhante em português e em Portugal. A primeira edição foi considerada um êxito pelos próprios alunos, que na sua grande maioria disseram que recomendam o curso, e daí partimos para uma segunda edição”, revelou Luísa Eça Guimarães na abertura do curso em Vila do Conde.

Coordenação do CAMI: Sandra Morais, Inês Chora, Luísa Eça Guimarães, Maria da Luz Brazão, Carla Araújo e Andreia Vilas-boas

Outra das coordenadoras, Maria do Luz Brazão, em representação também da direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), elogiou a “excelente qualidade do programa científico e social” e realçou o alinhamento dos objetivos o CAMI com o que a SPMI defende.

“Face ao ritmo vertiginoso a que avança o conhecimento científico, a SPMI está focada na melhoria continua da qualidade de cuidados e na promoção deste tipo de iniciativas. São projetos que mostram uma SPMI ativa e empenhada em melhorar os cuidados prestados aos doentes que servimos. Por isso, o sucesso do CAMI constituiu um grande passo na vitalidade da SPMI”, considerou a internista.

Também presente na sessão de abertura do CAMI esteve Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, que destacou a importância da formação em saúde e deixou o desejo de que todos possam “usufruir da cidade de Vila do Conde e do seu património extraordinário”.

Durante uma semana, vários especialistas passaram pelo Auditório de Vila do Conde para debater temas como doenças autoimunes, cuidados paliativos, neurologia, psiquiatria, hepatologia, hematologia, doenças cardíacas, endócrinas e metabólicas, doenças infecciosas, dermatologia, gastrenterologia, doenças respiratórias, nefrologia, entre outras.

(21/11/2019)