SPMI promove investigação clínica com prémios anuais para médicos internistas
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) continua a incentivar a investigação clínica e o desenvolvimento académico dos médicos de Medicina Interna através da atribuição de três prémios anuais para o pagamento das propinas de doutoramento. Esta iniciativa já contemplou 15 médicos, desde o seu início, em 2019.
Inês Chora, coordenadora do Centro de Ensino e Investigação em Medicina Interna (EIMI) da SPMI, esclarece que “a atribuição de três prémios anuais de pagamento da propina de doutoramento (durante um ano) pela SPMI, através do EIMI, surgiu como forma de promover a investigação clínica e o desenvolvimento académico dos médicos de Medicina Interna”.
Os especialistas ou internos de Medicina Interna que desejem candidatar-se devem cumprir diversos requisitos, como explica Inês Chora: “Podem candidatar-se ao prémio especialistas ou internos de Medicina Interna, que possuam cumulativamente os seguintes requisitos: vínculo laboral com uma instituição Portuguesa; proposta de dissertação de tese de doutoramento já aprovada pelo conselho científico de um centro académico; inscrição no programa doutoral do respetivo centro académico; financiamento garantido para o projeto de investigação clínica; e não detenção de bolsa para estudantes de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.”
Para o ano em curso, a SPMI espera manter ou superar o número de submissões das edições anteriores. “Temos tido uma média de seis candidaturas anuais, mas já tivemos 10 candidatos. Gostaríamos de receber pelo menos esse número de submissões”, afirmou.
“A investigação tem um papel determinante na promoção do conhecimento e na inovação das ciências médicas, bem como na qualidade e atualização do ensino da Medicina”, destaca Inês Chora. Através desta iniciativa, a SPMI e o EIMI reafirmam o seu compromisso em “continuar a fomentar e a apoiar a prática de investigação de qualidade pelos internistas”.
Faça Aqui a sua inscrição