SPMI cria Núcleo de Estudos de Gestão em Saúde
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) anunciou a criação do Núcleo de Estudos de Gestão em Saúde (NEGesS), uma nova estrutura que visa promover a formação e a liderança médica na área da gestão hospitalar. Esta iniciativa surge pela mão de um grupo de médicos internistas, com diversas experiências em gestão, que sentiram a necessidade de organizar e dinamizar esta área dentro da SPMI.
De acordo com João Porto, membro do secretariado do Núcleo, “este núcleo foi criado por um pequeno grupo de internistas que já têm alguma experiência de gestão, uns mais do que outros, e que têm particular interesse nesta área, a qual ainda não tinha nenhum tipo de organização própria no seio da SPMI.” O médico sublinhou que a gestão em saúde tem vindo a ganhar importância, especialmente num momento em que cada vez mais médicos, particularmente de Medicina Interna, se mostram interessados em aprofundar as suas competências nesta vertente.
Entre os principais objetivos do Núcleo, João Porto destacou a criação de condições e ferramentas de aprendizagem para que os médicos se sintam mais capacitados na área da gestão. “O grande objetivo do núcleo é criar condições e desenvolver ferramentas de aprendizagem para que possam estar cada vez mais à vontade na área da gestão, nomeadamente na interação com administradores, e que possam assumir cada vez mais posturas de liderança nas instituições onde trabalham”, explicou.
O Núcleo já tem previstas algumas iniciativas, sendo uma das principais a organização de uma reunião anual dedicada ao tema da gestão hospitalar. Além disso, será dada especial atenção à divulgação do Núcleo para atrair mais membros. “Queremos aumentar o número de elementos e fazer uma maior divulgação do núcleo”, acrescentou João Porto.
A importância de uma adequada gestão em saúde no panorama nacional não foi descurada. O médico realçou que “hoje em dia é cada vez mais importante uma adequada gestão em saúde, nomeadamente a nível do SNS, de forma a acompanhar a enorme evolução que se tem verificado no setor privado.” Para João Porto, a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde depende diretamente de uma gestão eficiente, algo que deve ser implementado com urgência.
Questionado sobre a valorização da gestão em saúde em Portugal, reconheceu que esta área tem sido subvalorizada pela classe médica. “Infelizmente, tem sido [subvalorizada], deixando esse protagonismo para outras classes profissionais, o que pode, a médio e longo prazo, ter consequências a nível da perda de qualidade dos cuidados de saúde prestados à nossa população”, alertou.
Com este Núcleo, a SPMI procura mudar o paradigma e posicionar os médicos internistas na linha da frente da gestão hospitalar, contribuindo para um sistema de saúde mais sustentável e eficaz.
Sabia que …
Para além da inscrição no NEGesS, pode realizar a sua inscrição nos outros núcleos através do formulário disponível Aqui
O único requisito é ser sócio da SPMI com as quotas regularizadas!
(04/11/2024)