Esclarecimento Público Conjunto: Insulinas nas Farmácias
Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD)
Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo (SPEDM)
Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)
ANF – Associação Nacional de Farmácias
APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica
No momento em que notícias sobre alegadas faltas de insulinas nas farmácias têm chegado à opinião pública, as Sociedades Científicas na área da Diabetes, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo (SPEDM), o Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), conjuntamente com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) esclarecem:
1. Continua a ser assegurado o abastecimento do país com as insulinas necessárias para a Saúde dos portugueses e este medicamento continua a ser disponibilizado aos doentes diabéticos em Portugal.
2. Atempadamente, as principais companhias farmacêuticas que operam na área das insulinas abasteceram o mercado com mais 20% de insulina.
Não há qualquer necessidade de fazer armazenamento suplementar de insulina porque não há, nem se prevê, qualquer falha no abastecimento.
Apelamos a todos os cidadãos para que, no momento da aquisição de medicamentos e de outros produtos de saúde, adoptem uma atitude responsável e evitem a aquisição de produtos de saúde em número superior às suas reais necessidades.
Estas três Sociedades Científicas estão a ultimar a criação de uma linha de informação que possibilitará aos cidadãos esclarecer todas as dúvidas junto dos médicos. Os Profissionais de Saúde asseguram a sua total disponibilidade para qualquer esclarecimento.
Agradecemos o empenho de todos os Profissionais de Saúde, o empenho de todos os agentes e colaboradores que integram o circuito do medicamento, e de todos os cidadãos.
Juntos e com informação rigorosa é mais fácil ultrapassar esta pandemia.
Prof. Doutor João Filipe Raposo, Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD)
Prof. Doutor Davide Carvalho, Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo (SPEDM)
Dr. Estevão Pape, Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)
ANF – Associação Nacional de Farmácias
APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica