Reunião do NEPRV discute inovações na prevenção do risco vascular

A 5.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular (NEPRV) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) juntou 173 participantes no Hotel MH Atlântico, em Peniche, no passado dia 1 de dezembro, para um debate dinâmico sobre inovações para a redução do risco vascular.

Rodrigo Leão, presidente da reunião, destacou que o evento superou as expectativas e que tem vindo a ser cada vez mais relevante nacionalmente. “Devido ao seu formato e aos excelentes programas que têm sido apresentados tornou-se uma plataforma excecional para a troca de conhecimentos e para a definição de estratégias mais eficazes na prevenção do risco vascular”.

Ainda de acordo com o presidente, os participantes elogiaram a qualidade das apresentações, relevância dos temas e interação nas discussões. Não só destacaram “a relevância das informações partilhadas”, como também demonstraram “que o evento contribuiu para melhoria da sua prática clínica, manifestando vontade em regressar no próximo ano”.

Entre os temas apresentados, a diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca foram os que revelaram avanços mais significativos no cuidado cardiovascular. Já a palestra sobre dislipidemia foi, também, particularmente apreciada, não apenas por apresentar artigos atuais, mas também pela discussão que proporcionou sobre a controvérsia da terapia genética, potencialmente relevante para o tratamento destes doentes no futuro. “E como ser médico não é só saber de Medicina, não podia deixar de falar na apresentação do Dr. Francisco Araújo sobre Medicina e Arte, que com a sua eloquência conseguiu pôr toda a plateia a cantar com ele”, acrescentou.

Fotos: JustNews

(15/12/2023)