Reunião Diretores e Orientadores Formação Medicina Interna

Reunião Diretores e Orientadores Formação Medicina Interna

Desde 2016 que a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e o Colégio da Especialidade de Medicina Interna (CEMI) se reúnem, em conjunto com os Diretores de Serviço e Orientadores de Formação, para discutir temas sobre os problemas e desafios da Medicina Interna (MI), com vista a encontrar soluções e colocá-las em prática. Sem surpresas que os temas são quase sempre sobre formação, investigação e necessidade de melhorar a atratividade dos serviços e da própria MI. Apesar da possível percepção contrária, estas reuniões têm sido o “think tank” da nossa especialidade que alavancou algumas mudanças já em marcha, tal como a possibilidade de estágios de investigação no novo curriculum ou a alteração para uma prova final teórica por escrito, prevista dentro de poucos anos.
Este ano, construímos um programa para tentar encontrar respostas ao que mais nos preocupa, como espelhado no plano de ação desta direção. Por um lado, a necessidade (obrigatoriedade?) de aumentarmos a produção científica com investigação clinica, para podermos competir com as outras especialidades na atracção e capacitação de melhores médicos e serviços. Por outro, melhorar a organização dos serviços de Medicina Interna com um modelo matricial e dar incentivos para um trabalho mais produtivo e eficiente, com melhoria na Saúde dos doentes, associado a melhor remuneração dos Internistas.
Para isso, na parte da manhã, tivemos a palestra do Professor Nuno Sousa, presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), profundo conhecedor do ensino médico e da investigação clinica em Portugal que nos explicou a necessidade de investimento na investigação, do papel dos Internistas e do que a AICIB pode ajudar para que todos os serviços tenham essa possibilidade  e, de seguida, o Professor José Delgado Alves que nos explicou o modelo de organização do seu serviço (medicina IV do Hospital Fernando da Fonseca) e do estágio que organiza para os seus internos, no Departamento de Farmacologia da Nova Medical School onde lecciona, com provas dadas na criação de ciência, melhores resultados aos doentes e satisfação aos médicos que lá trabalham.
Na parte da tarde tivemos focados no modelo de organização dos serviços e criação de incentivos para melhorar a atratividade da Medicina Interna. Contámos com a experiência da Engenheira Isabel Vaz, CEO do grupo Luz Saúde, que nos explicou o  modelo matricial do Hospital da Luz Lisboa onde a Medicina Interna tem um papel global e crucial em toda a estrutura hospitalar e, de seguida, o Professor Pedro Pita Barros, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, que pormenorizou o modelo dos Centros de Responsabilidade Integrada (CRI), aparentemente o único disponível neste momento, para aplicar incentivos ao desempenho e melhoria nos vencimentos dos Internistas.
Saímos da reunião com a incumbência de avançar rapidamente com a criação de estágios de Investigação, em parceria com as Faculdades de Medicina, com a enorme mais valia do trabalho já em desenvolvimento do nosso Centro de Ensino e Investigação em Medicina Interna (EIMI), coordenado pela Professora Inês Chora e com a percepção que a investigação deve ser obrigatória ou, pelo menos, muito valorizada no curriculum de MI, para conseguirmos posicionar a nossa especialidade no lugar de destaque que merece, melhorar os cuidados prestados aos nossos doentes e aumentar a satisfação dos médicos de Medicina Interna. A outra tarefa urgente será avançar com uma proposta de critérios de avaliação e desempenho, organizado em CRI ou qualquer outro modelo, sempre em conjunto com todo o serviço, com várias possíveis adaptações à realidade local, impedindo a multiplicidade de CRI’s e consequente destruição dos serviços e garantindo o modelo de funcionamento matricial da Medicina Interna.

Vejam todas estas palestras em indeferido nos respectivos links.

Muito obrigado pela vossa participação.

Luis Duarte Costa
(Presidente SPMI)

PROGRAMA

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