Raciocínio Clínico e RMOP
O Curso Raciocínio Clínico e RMOP realiza-se nos dias 28 e 29 de Março 2025, no Porto. As inscrições estão abertas.
- Data: 28 e 29 de Março 2025
- Local: Porto
- Formato: Presencial
- Público Alvo: Médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, médicos de outras especialidades médicas e a médicos do Ano Comum.
- Inscrições Limitadas
INSCRIÇÃO
A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 175€
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 225€
INTRODUÇÃO
O Registo Médico Orientado por Problemas (RMOP) e o Raciocínio Clínico, como bases essenciais do exercício da Medicina.
OBJETIVOS
Geral: Aprofundar o conhecimento do RMOP como garantia de segurança e qualidade assistencial.
Específicos:
– Identificação do modelo Dual do Raciocínio Clínico;
– Utilização de heurísticas para a decisão médica;
– Reconhecer as armadilhas do Raciocínio Clínico na origem do Erro Médico;
– Conhecer o RMOP e o seu impacto nos Relatórios Clínicos;
– O RMOP como instrumento para o tratamento integral do doente;
O CURSO:
Carga Horária: 14 Horas
Formadores:
João Araújo Correia | Paulo Paiva | Vasco Barreto
A estrutura do curso inclui:
1. Sessões Expositivas
2. Sessões Teórico-práticas com Bancas Práticas
3. Sessões Práticas com a discussão de Casos Clínicos
1º DIA DO CURSO
9h00 – Módulo 1 Apresentação e Avaliação do Grupo | Todos os Formadores
• Apresentação do grupo de trabalho e objetivos do Curso
9h30 – Módulo 2 – Raciocínio Clínico | Paulo Paiva
• Refletir sobre o problema do conhecimento e da verdade
• Conhecer processos mentais utilizados pelos médicos na identificação e organização de problemas clínicos
• Analisar a estrutura do raciocínio clínico e as suas dificuldades
10h30 – Pausa/Café
10h45 – Módulo 3 – Heurísticas/Estratégias | Paulo Paiva
• Conhecer o conceito de heurísticas
• Analisar momentos e oportunidade de utilização de heurísticas no raciocínio clínico
• Identificar o valor e o risco associado às heurísticas
• Discutir “novas” heurísticas no tempo da “big data”
11h30 – Módulo 4 – Workshop | Todos os Formadores
• Cenário clínico (role play) com colheita de história, sistematização da informação do doente e organização do processo diagnóstico
12h30 – Almoço de Trabalho
14h00 – Módulo 5 – Armadilhas do Raciocínio Clínico e Erro Médico | João Araújo Correia
• Os diferentes tipos de viés
• Encerramento prematuro, confirmação, avaliação de probabilidade e viés emocionais
• Problemas na informação recolhida
15h00 – Módulo 6 – Workshop | Todos os Formadores
• Clinical Problems Solving 1) e 2) Raciocínio analítico e Reconhecimento de padrões
16h30 – Módulo 7 – Workshop | Todos os Formadores
• Reflexão sobre a aprendizagem do dia – Caso Plenário
17h00 – Encerramento do 1º Dia
PROGRAMA 2º DIA DO CURSO
9h00 – Módulo 8 – Estrutura clássica da História Clínica | Vasco Barreto
– A Base de Dados Integral
10h00 – Módulo 9 – Registo Médico Orientado por Problemas RMOP no Processo Clínico Eletrónico (PCE) | Vasco Barreto
• Registo Médico Orientado por Problemas: a Base de Dados, a Lista de Problemas, o Plano de Ação e os Registos de Evolução.
• RMOP no Processo Clínico Eletrónico – como poderá um sistema informático ser amigável para o RMOP e potenciá-lo
11h00 – Pausa/Café 15 min
11h15 – Módulo 10 (90 min) – Workshop | Todos s Formadores
• Elaboração de uma Lista de Problemas a partir da História Clínica (dois casos)
12h45 – Almoço de Trabalho
14h00 – Módulo 11 – Relatórios e Sínteses | João Araújo Correia
• Nota de Alta, Nota de Óbito, Informação hand-over
14h45 – Módulo 12
• Do Resumo da Evolução no internamento à Nota de Alta.
• Discussão de uma Nota de Óbito
15h45 – Encerramento do Curso
Público-Alvo: O curso destina-se a médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, médicos de outras especialidades médicas e a médicos do Ano Comum.
Nº Máximo de Participantes: O curso terá lugar com um mínimo de 20 e um máximo de 30 participantes.
Inscrições: A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível on line no website da SPMI, no portal do Centro de Formação.
A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição. A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 175 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 225 €
Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos. Em caso de necessidade de alojamento contactar o secretariado do curso que poderá sugerir hotéis na proximidade.
As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 9 de Março 2025. O secretariado do Curso é da responsabilidade do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:
Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt
Será disponibilizada na plataforma de formação 15 dias antes do curso
- A conclusão com aproveitamento do Curso implica também a participação em pelo menos 75% das horas de formação presenciais. No final do curso, os formandos que tiverem concluído a formação receberão o Certificado de Participação. Os formandos que concluírem o curso com aproveitamento receberão o respetivo de Certificado de Conclusão com Aproveitamento.
- Avaliação das Aprendizagens:
- Tutoriais a todos os participantes , intercalados com momentos de resolução de problemas em grupos divididos;
- Teste final com avaliação mínima de 75% (prova eliminatória)
Certificação:
CONTACTOS:
O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:
Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt
VALOR E INSCRIÇÃO
A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 175€
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 225€
FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO
É obrigatória a realização da inscrição em my.spmi.pt no curso selecionado pelo próprio. Esta inscrição é pessoal e não poderá ser realizada por terceiros (Laboratório ou Agência), com os dados do próprio.
Caso a inscrição seja realizada em nome de empresa , deverá ser enviado um email para cristina@spmi.pt com essa indicação para posterior faturação, não devendo o particular liquidar a referência de multibanco automática no processo de inscrição.
POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:
– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções
A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)
Mais informações: formi@spmi.pt
LOCAL
Porto