Painel “Publicação Médica- novos desafios, novos problemas”
Novos desafios da publicação médica
“Não existe uma receita secreta para o sucesso para quem quer publicar. Existem, sim, algumas regras (core guidance), dedicação e trabalho duro. Cherish your own work – if you do not take care, why should the journal?”. Esta é a conclusão deixada por Helena Margarida Donado, diretora do Serviço de Documentação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no que respeita à sua comunicação “Publicação Médica – novos problemas, novos desafios”, que se realizou, na manhã, desta sexta-feira.
De forma breve e objetiva, durante a sua apresentação, Helena Margarida Donado respondeu às questões relacionadas com a publicação científica, realçando os novos desafios da publicação médica.
“Um dos aspetos relevantes a ter em conta é a escolha da revista-alvo para publicação. A sua qualidade é frequentemente avaliada pelas bases de dados onde é indexada e a indexação de uma revista é considerada um reflexo da sua qualidade”, afirmou a oradora.
Como novo desafio na publicação, Helena Margarida Donado abordou a questão dos servidores de preprints, referindo que, apesar de as revistas científicas terem vindo a ser “o principal meio de comunicação científica, nos últimos anos tem vindo a verificar-se algumas mudanças e alternativas para a publicação”.
O uso do social media foi outra das temáticas abordadas durante esta apresentação, uma vez que, atualmente, e de acordo com a oradora, “é obrigatório construir uma presença online relevante e interessante para pares e outros públicos, de forma a promover os trabalhos”.
“Publicar um artigo é apenas o início do processo, depois é necessário comunicar, disseminar/promover o trabalho. O primeiro passo para aumentar a hipótese do trabalho ser lido/consultado e citado é participar em online networks – é preciso ter uma presença online forte”, salientou.
A sessão “Publicação Médica – novos problemas, novos desafios” foi presidida por Luís Duarte Costa, vice-presidente da SPMI, editor da revista “Casos Clínicos Online” da SPMI e internista do Hospital da Luz, Lisboa.