“O principal objetivo do CAMI é a atualização nas diferentes áreas e patologias que compõem a Medicina Interna”

Luísa Guimarães

O 5.º Curso de Atualização em Medicina Interna (CAMI), organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), irá realizar-se de 14 a 19 de novembro de 2022, em Vila do Conde. Uma das coordenadoras do curso, Luísa Guimarães, levanta a ponta do véu deste que foi “um curso pedido pelos internos”, em que “o principal objetivo é a atualização nas diferentes áreas e patologias que compõem a Medicina Interna”.

Vai realizar-se o 5.º Curso de Atualização em Medicina Interna. Qual é a chave para o sucesso dos cursos e, consequentemente, a continuidade de realização do mesmo?

Luísa Guimarães (LG) – É verdade. Vamos já na 5.ª edição de um curso que foi “pedido” pelos internos, não tivéssemos organizado a primeira edição logo depois de grande parte da comissão organizadora ter terminado o internato médico e ter sentido essa lacuna na sua formação e como um caminho para um percurso pós-graduado de internista menos árduo, permitindo uma atualização de conhecimentos para o estado da arte, já que o conhecimento médico muda por vezes vertiginosamente em apenas um ano. Assim, este era um curso desejado por muitos, mesmo sem que o soubessem. Essa é a chave do sucesso e é por isso que ano após ano mantemos o sucesso da 1.ª edição.

Qual o principal tema deste curso?

LG – Este curso é muito abrangente, foca-se na atualização em vários temas da prática clínica de um internista em Portugal.

Quais os temas que vão estar em destaque ao longo dos dias de curso?

LG – Vamos focar-nos em múltiplas áreas, mas claro que as principais no nosso dia a dia serão as mais versadas, como por exemplo a área cardiovascular, Pneumologia, Hepatologia, Neurologia, Infeciologia, Cuidados paliativos, Geriatria, etc.

Quais foram os principais critérios na escolha dos temas que fazem parte do programa científico?

LG – A escolha dos temas e das palestras é feita com base nos temas essenciais ao dia a dia dos internistas com enfoque nas áreas com mais atualização de conhecimento no último ano.

Quais os principais objetivos do curso?

LG – O principal objetivo é a atualização nas diferentes áreas e patologias que compõem a Medicina Interna e também adequar a informação contida em diretrizes internacionais à realidade portuguesa.

Quais as expectativas?

LG – As expectativas são que todos os formandos que confiam em nós, ao participarem neste curso, saiam no final do mesmo com sabedoria e conhecimento para que possam atualizar a sua atividade prática.

Uma vez mais, o curso será realizado em formato híbrido. Qual espera que seja o nível de adesão dos participantes?

LG – Espero que consigamos atingir os 200 participantes, como vem sendo hábito, entre colegas em formato presencial e streaming.

De que forma este encontro contribui para a atualização de conhecimentos dos participantes?

LG – Através de curtas palestras com enfoque nas novidades científicas que alteram a prática clínica com possibilidade de esclarecer dúvidas e trocar impressões com especialistas nas diferentes áreas.

Para terminar, que palavras deixa a todos os que irão participar?

LG – Caro formando, traz ânimo e curiosidade que vão ser dias duros, mas cheios de sabedoria.

(13/09/2022)

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A EDIÇÃO DE 2022 DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA INTERNA

O 5º Curso de Atualização em Medicina Interna realiza-se de 14 a 19 de Novembro de 2022, em Vila do Conde.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI