O Papel da Medicina Interna no Ensino e Investigação
No dia 25 de janeiro decorreu mais um encontro promovido pelo EIMI (Centro de Ensino e Investigação em Medicina Interna) sobre o Papel da Medicina Interna no Ensino e Investigação. O objetivo destes encontros é sempre dar o contributo para a reflexão sobre o papel dos internistas na Academia e estimular a investigação em Medicina Interna.
No início da reunião, foram dadas as boas vindas aos presentes e feito o ponto da situação relativo ao cumprimento do Plano de Ação do EIMI, sendo de destacar a atribuição, já durante o ano de 2019, de 1 Bolsa de Investigação, no valor de 10 mil euros e de 3 prémios para propinas de doutoramento e, também, a disponibilização de Casos Clínicos para suporte a docentes de Medicina que os queiram utilizar para estímulo ao raciocínio clínico. Foi também, criado o Grupo de Consultadoria a Projetos de Investigação, cuja missão é de apoiar internos e especialistas de Medicina Interna no desenvolvimento de trabalhos de investigação clínica e translacional.
Cumprindo o programa, na primeira parte desta reunião foram abordados novos métodos de ensino médico, a Simulação (Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco) e o Patient-based learning (Prof. Doutor Carlos Capela), gerando uma discussão muito produtiva e estimulante, com o envolvimento de todos os presentes.
A segunda parte da reunião foi dedicada à apresentação e discussão dos projetos contemplados com os prémios, no ano de 2019: Selenoproteins genetics and metabolism in autoimmune thyroid disorders (Liliana Santos); Sarcopenia e perfil metabólico e de microbiota em indivíduos com e sem doença de fígado gordo não alcoólico (Joana Rigor); Dipeptidyl peptidase 4 (DPP-4): a predictor of disease activity and prognosis in inflammatory bowel disease (José Lopes) e Foster lung repair through the IL-22 pathway after acute lung injury (Susana Fernandes), este último como Bolsa de investigação. Ficou bem demonstrada a qualidade da investigação realizada pela Medicina Interna e o entusiasmo dos jovens internistas na procura da inovação e mais conhecimento nas suas áreas de interesse clínico.
Lèlita Santos, jan. 2020