O novo logotipo
Os logotipos são a imagem das organizações e devem mudar para acompanhar as mudanças das organizações.
O logotipo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) tem mais de vinte anos e estava na altura de o actualizar para o adaptar à imagem de modernidade que pretendemos instalar na SPMI. O novo logotipo foi criado pela designer Susana Castro a partir de um desenho do artista plástico Xana, que tinha sido feito para o XXI Congresso Nacional de Medicina Interna.
Este novo logotipo pode ter várias leituras, mas tem três ideias base: posição nuclear do internista, equipa e colaboração.
Na bola central pode estar o Serviço de Medicina, o internista ou o doente. Nas outras poderão ver-se os outros serviços do hospital, os outros profissionais da equipa ou os outros níveis de cuidados.
O logotipo pretende aludir à posição nuclear que a Medicina Interna ocupa hoje nos hospitais, colaborando com todas as outras especialidades. A nova imagem pode também ser entendida como a equipa base do serviço de medicina, que integra o internista, mas que também inclui também enfermeiros, assistentes operacionais, farmacêutico, assistente social, fisioterapeuta e dietista, cada um com a sua função, mas todos importantes para que o doente seja bem tratado mas também se sinta bem tratado. E finalmente, para que o doente seja realmente o centro dos cuidados, a necessidade de garantir a continuidade ao longo dos diferentes níveis de cuidados, expressa pela linha cinzenta que une as várias bolas do logotipo.