Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna
Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) está integrado na política de constituição dos Núcleos de Estudos da SPMI.
Secretariado: biénio 2022-2024
Coordenadora: Susana Neves Marques
Coordenadora Adjunta: Zélia Lopes
Secretariado: António Martins Baptista, Marco Fernandes, Maria João Lobão, Narciso Oliveira, Nuno Bernardino Vieira, Olga Gonçalves, Raquel Cavaco, Ricardo Louro
Contactos: nefmi@spmi.pt
Conheça as informações úteis do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
História
O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) está integrado na política de constituição dos Núcleos de Estudos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), desenvolvendo a sua actuação no âmbito da formação em Medicina Interna.
O Núcleo nasceu em 2012 como resultado de uma reunião para Orientadores de Formação dinamizada pela Direção da SPMI, tendo os presentes na reunião sentido a necessidade de criação de um núcleo de estudos que se dedicasse especificamente à área da formação, tanto para os Internos, como para os Especialistas de Medicina Interna.
O grande fruto resultante da atividade do NEForMI até ao momento foi a criação do Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI), mas pretende-se que a sua atividade não fique apenas limitada à organização e dinamização de Cursos de Formação.
Na dependência directa do NEForMI foi então criado o Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI), que é actualmente uma estrutura do organigrama da SPMI que funciona em articulação directa com NEForMI. A atividade do FORMI é definida pelo Regulamento Geral de Funcionamento (RGF) do FORMI que estabelece o regime de funcionamento e organização do FORMI, definindo os princípios e as regras orientadoras da actividade formativa desenvolvida pela SPMI.
A coordenação da actividade desenvolvida pelo FORMI é da responsabilidade da Comissão Coordenadora do FORMI, que é nomeada pela Direção da SPMI segundo proposta do NEForMI.
A Comissão Coordenadora do Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) para o mandato 2018 – 2021 é a seguinte:
- Nuno Bernardino Vieira (Coordenador)
- Andreia Vilas-Boas
- José António Mariz
- Luísa Guimarães
- Ricardo Fernandes
- Ricardo Louro
Foi proposta para Comissão Coordenadora do FORMI que foi aprovada por unanimidade em reunião do plenário do NEForMI realizada no dia 18 de Novembro em Setúbal. De acordo com o Regulamento de Funcionamento do FORMI esta proposta foi apreciada e aprovada por unanimidade pela Direção da SPMI reunida a 14 de Dezembro de 2018 em Lisboa.
Objetivos
Definem-se os seguintes objectivos para a criação e dinamização do NEForMI:
- Contribuir para reflexão e discussão dos objectivos e necessidades da formação específica em Medicina Interna.
- Contribuir para a formação contínua em Medicina Interna, promovendo iniciativas nesse sentido.
- Contribuir para a certificação da qualidade na formação e avaliação em Medicina Interna.
- Estabelecer contactos e parcerias de colaboração com o Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos e com estruturas equiparadas de Sociedades congéneres internacionais.
Plano de Ação
Regulamento
Regulamento Interno do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI)
O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) está integrado na política de constituição dos Núcleos de Estudos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), desenvolvendo a sua actuação no âmbito da formação em Medicina Interna e no respeito pelos Estatutos da SPMI e em consonância com o Regulamento dos Núcleos de Estudo da SPMI.
Artigo 1º
Objectivos
Definem-se os seguintes objectivos para a criação e dinamização do NEForMI:
- Contribuir para reflexão e discussão dos objectivos e necessidades da formação específica em Medicina Interna.
- Contribuir para a formação contínua em Medicina Interna, promovendo iniciativas nesse sentido.
- Contribuir para a certificação da qualidade na formação e avaliação em Medicina Interna.
- Estabelecer contactos e parcerias de colaboração com o Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos e com estruturas equiparadas de Sociedades congéneres internacionais.
Artigo 2º
Organização
- O NEForMI é constituído por todos os Sócios da SPMI que nele se inscrevam.
- Identificam-se os seguintes órgãos do NEForMI
- Plenário: Constituído por todos os sócios da SPMI inscritos no NEForMI.
- Secretariado: Constituído por 7 a 10 Sócios Efectivos, identificando-se entre eles o Coordenador e o Coordenador-Adjunto do NEForMI.
Artigo 3º
Secretariado
- O Secretariado do NEForMI é eleito entre os elementos do NEForMI em reunião do plenário convocada para o efeito.
- O mandato do Secretariado tem uma duração de 2 anos.
- O número de mandatos do Coordenador e Coordenador-Adjunto deverá, preferencialmente, não exceder os 3 mandatos consecutivos.
- O Secretariado do NEForMI reúne-se ordinariamente com uma periodicidade mínima trimestral. Serão ainda convocados paras as reuniões ordinárias do Secretariado do NEForMI os elementos do núcleo que integram a Comissão Coordenadora do Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI).
- Definem-se as seguintes funções para o Secretariado do NEForMI:
- Assegurar a gestão, administração e representação do NEForMI, com a colaboração do Secretariado da SPMI.
- Coordenar as actividades do NEForMI com a Direcção da SPMI.
- Promover a divulgação periódica de informações sobre a actividade desenvolvida junto dos sócios da SPMI.
- Administrar e dinamizar os conteúdos do microsite do NEForMI que se encontra alojado no portal da SPMI.
Artigo 4º
Coordenação
- A coordenação da atividade do Secretariado do NEForMI é da responsabilidade do Coordenador do NEForMI, coadjuvado pelo Coordenador-Adjunto, que assumem a responsabilidade da articulação do NEForMI com a Direção da SPMI.
- A Coordenação do NEForMI tem por obrigação:
- Informar a Direção da SPMI sobre as actividades em curso.
- Apresentar um programa de actividades anuais, com o respectivo orçamento previsto.
- Manter um registo dos memorandos das reuniões do secretariado.
- Apresentar à direcção da SPMI as contas de cada evento até três meses após a sua conclusão.
Artigo 5º
Contabilidade
- O NEForMI não tem autonomia jurídica nem financeira. As despesas e receitas decorrentes da sua actividade são parte integrante da contabilidade da SPMI, tendo de estar devidamente documentadas com NIF da SPMI.
- As despesas e receitas decorrentes da actividade do NEForMI são contabilizadas em centro de codificação de actividade próprio (Centro de Custos do NEForMI).
- É responsabilidade do Secretariado do NEForMI a apresentação do Relatório de Atividades e Contas à Direção da SPMI até ao final do 1º trimestre do ano seguinte a que se refere o Relatório de Atividades e Contas.
Artigo 6º
FORMI: Centro de Formação em Medicina Interna
- O Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) é uma estrutura do organigrama da SPMI que funciona em articulação directa com NEForMI.
- O FORMI tem autonomia pedagógica e funcional, no âmbito da política de formação, aprovada pela Direção da SPMI.
- A atividade do FORMI é definida pelo Regulamento Geral de Funcionamento (RGF) do FORMI que estabelece o regime de funcionamento e organização do FORMI, definindo os princípios e as regras orientadoras da actividade formativa desenvolvida pela SPMI.
- A coordenação da actividade desenvolvida pelo FORMI é da responsabilidade da Comissão Coordenadora do FORMI.
- A Comissão Coordenadora do FORMI é nomeada pela Direção da SPMI segundo proposta do NEForMI.
Inscrição
Ao inscrever-se no Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna da SPMI, receberá informações exclusivas, conteúdos, entre outras informações dirigidas apenas aos membros.
Para aderir deverá ser sócio da SPMI e pode fazer a sua inscrição no formulário de inscrição nos núcleos disponível AQUI
Consulte os eventos do núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna:
Eventos Futuros
Conheça o NEFORMI: