Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias
O Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI).
Biénio : 2024-2026
Coordenador: Pedro Leuschner
Coordenador- Adjunto: José Miguel Maia
Secretariado: Raquel Calisto, Cláudia Ferrão, Rui Barros, Mariana Meireles, Isabel Neves
Contactos: nedresp@spmi.pt
História
O NEDResp foi criado em Setembro de 2017 e tem a sua atividade organizada por 5 Grupos de Trabalhos: Doenças das Vias Aéreas (sob responsabilidade do Dr. Pedro Leuschner), Doenças do Parênquima Pulmonar (sob responsabilidade da Dra. Cláudia Ferrão), Insuficiência Respiratória Aguda (sob responsabilidade do Dr. José Maia), Formação e Investigação (sob responsabilidade do Dr. João Neves) e Diagnóstico na Doença Respiratória (Dr. Alfredo Martins).
Objetivos
Os internistas têm consciência de que são a única especialidade hospitalar presente em todos os hospitais do SNS e uma especialidade nuclear. Em Portugal os doentes respiratórios são, na sua grande maioria, geridos por internistas no SU e no internamento. O Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias (NEDResp) nasceu, por isso, da necessidade e grande pressão dos internistas que diariamente avaliam doentes com risco de doença respiratória ou com sintomas respiratórios sem um diagnóstico estabelecido, diagnosticam e tratam doenças respiratórias agudas e crónicas, com frequência em contexto de multimorbilidade, em várias áreas de atuação: serviço de urgência, unidade de cuidados intensivos, unidade intermédia, enfermaria e ambulatório. A atual coordenação do NEDResp define como objetivos gerais orientadores da atividade: assegurar que os internistas acompanham a evolução do conhecimento na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças respiratórias, garantir condições para uma prática o mais uniforme e atualizada possível de todos os internistas na área das doenças respiratórias, contribuir para uma melhoria constante das condições de diagnóstico e tratamento dos doentes respiratórios e colaborar na promoção da literacia em saúde respiratória.
Em consequência do seu extenso campo de ação, os internistas têm obrigatoriamente um importante papel a desempenhar na evolução do conhecimento e da prática clínica. Por isso o NEDResp propõe-se estimular e colaborar ativamente na investigação clínica, na discussão e elaboração de recomendações e normas e na formação contínua em doenças respiratórias.
O NEDResp atual considera que o internista deve ter uma formação de base sólida, centrada na prevenção da doença no ser humano em risco e na interpretação da doença, na definição de diagnósticos e no tratamento do ser humano doente, e que deve ter a possibilidade de, no seguimento dessa formação de base, poder desenvolver diferenciação em uma ou mais áreas de especialização da Medicina Interna.
Plano de Ação
– 2ª Reunião do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da SPMI. Outubro de 2019.
– Estudo de prevalência das doenças respiratórias nos serviços de Medicina Interna de Portugal (enfermaria, serviço de urgência e consulta externa).
– Promover a realização de estudos clínicos de âmbito nacional. Para este fim contamos, por enquanto, com a participação ativa de Internistas, mas projetamos para o futuro a cooperação com a Medicina Geral e Familiar e com as Comissões de Trabalho e Grupos de Estudos da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
– Trabalhar numa proposta de Programa de Estudos em Doenças Respiratórias do Adulto para o internato de Medicina Interna, com o objetivo de definir um Curriculum mínimo para Internistas nesta área.
Regulamento
O NEDResp organiza-se integrado na política de constituição de Núcleos de Estudo da SPMI, desenvolvendo a sua atuação no âmbito das doenças respiratórias.
OBJECTIVOS:
1- Estabelecer contacto regular entre os associados e promover reuniões para intercâmbio de informações no âmbito das doenças respiratórias.
2- Contribuir para a constituição de uma base de dados Nacional, necessária para análises epidemiológicas.
3- Contribuir para a formação, investigação e para o estabelecimento de consensos no âmbito do diagnóstico, do tratamento e da prevenção.
4- Estabelecer contactos e esquemas de colaboração de interesse mutuo, com outras estruturas atuantes no mesmo campo.
5- Fortalecer as atividades da SPMI.
6- Criar condições para a realização destes objetivos.
ORGANIZAÇÃO:
1- O NEDResp é constituído por:
- a) Sócios da SPMI promotores da constituição do Núcleo (Sócios fundadores).
- b) Sócios da SPMI que se mostrem interessados em colaborar em atividades do Núcleo e que para tal se proponham junto do seu secretariado. A sua inclusão no NEDResp deverá ser ratificada em plenário do Núcleo.
2- São órgãos do Núcleo:
-
- a) Plenário:
É constituído por todos os sócios do NEDResp.
É convocado anualmente e sempre que o Secretariado do NEDResp ou a direção da SPMI considerem necessário.
Compete-lhe tomar as decisões gerais relativas ao seu funcionamento, ratificar a inclusão de novos sócios e fazer eleger de dois em dois anos o Secretariado.
Pode ser convocado extraordinariamente por mais de 20% de sócios efetivos do NEDResp, sendo as decisões alcançadas consideradas vinculativas apenas se estiverem presentes 50% mais 1 dos sócios efetivos.
- b) Secretariado:
É eleito entre os sócios do NEDResp.
É constituído por cinco elementos, sendo um deles o coordenador. Este assegura a ligação do NEDResp com a Direção da SPMI.
Assegurará a gestão, administração e representação do Núcleo.
Coordena as atividades do Núcleo com a Direção da SPMI.
Faz divulgar periodicamente informações sobre a atividade desenvolvida junto dos sócios do Núcleo.
Implementa a organização, com a periodicidade julgada adequada, reuniões de carácter cientifico onde são apresentados trabalhos realizados no âmbito das doenças respiratórias.
- c) Grupos de trabalho:
São agrupamentos de sócios do NEDResp que se proponham a atividades específicas no âmbito das doenças respiratórias.
Têm autonomia cientifica, devendo comunicar os seus projetos, iniciativas e conclusões alcançadas ao Secretariado.
A convite do NEDResp podem participar nos seus trabalhos científicos não sócios da SPMI, cuja colaboração seja considerada, por um dos órgãos do Núcleo, importante para o cumprimento dos seus objetivos.
Inscrição
Ao inscrever-se no Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da SPMI, receberá informações exclusivas, conteúdos, entre outras informações dirigidas apenas aos membros.
Para aderir deverá ser sócio da SPMI e pode fazer a sua inscrição no formulário de inscrição nos núcleos disponível AQUI
Próximos Eventos
Eventos Passados
Curso de Abordagem do Doente com DPOC: do Diagnóstico à Doença Avançada
Data Sessões Online: 18 e 25 de Setembro, 2 e 10 de Outubro de 2024
Data e Local Sessão Presencial: 12 Outubro na sede da GSK em Lisboa, 19 Outubro no Departamento de formação do HSA, no Porto
Mais informações AQUI
Curso de Tratamento não invasivo da Insuficiência Respiratória – Inaloterapia; ONAF; CPAP; VNI
Data: 18 de Outubro de 2024
Local: no Centro Biomédico de Simulação ICBAS/Santo António no Porto
Mais informações AQUI
4ª Reunião Anual do NEDRESP
Data: 20 a 22 de Outubro de 2023
Local: Hotel MH Atlântico em Peniche
Mais informações e cursos pré-congresso AQUI
– Festa da Saúde d a SPMI em Julho de 2022.
3ª Reunião Nacional do NEDResp
Data: 2 de Abril de 2022
Local: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
Mais informações e cursos pré-congresso AQUI
2ª Reunião Nacional do NEDResp
Data: 25 e 26 de Outubro de 2019
Local: Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-UP) Porto
Mais informações e cursos pré-congresso AQUI
– 1ª Reunião Nacional do NEDResp
Data: 28 e 29 de Setembro de 2018
Local: Casa de Espetáculos e Cultura da Sertã
Mais informações e cursos pré-congresso AQUI
– Festa da Saúde da SPMI em Julho de 2019.
– Festa da Saúde da SPMI em Julho de 2018.
–24º CNMI Maio 2018 – Mesa redonda Respirar no Século XXI. As 3 palestras da mesa, “O Pulmão nas Doenças Sistémicas”, “Repercussões Sistémicas da Doença Pulmonar” e “Organização de Cuidados nas Doenças Respiratórias”
– Festa da Saúde da SPMI em Julho de 2017.
– 23º CNMI Maio 2017 – Mesa redonda DPOC – uma abordagem mais personalizada. A moderação da mesa foi partilhada com o GRESP e APMGF.
PRÉMIO: Informação brevemente disponível
BOLSA: Informação brevemente disponível
Publicações de Interesse: Brevemente disponível
Publicações de Sócios: Brevemente disponível