Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias

O Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI).

Biénio : 2024-2026

Coordenador: Pedro Leuschner

Coordenador- Adjunto: José Miguel Maia

Secretariado: Raquel Calisto, Cláudia Ferrão, Rui Barros, Mariana Meireles, Isabel Neves

Contactos: nedresp@spmi.pt

História

O NEDResp foi criado em Setembro de 2017 e tem a sua atividade organizada por 5 Grupos de Trabalhos: Doenças das Vias Aéreas (sob responsabilidade do Dr. Pedro Leuschner), Doenças do Parênquima Pulmonar (sob responsabilidade da Dra. Cláudia Ferrão), Insuficiência Respiratória Aguda (sob responsabilidade do Dr. José Maia), Formação e Investigação (sob responsabilidade do Dr. João Neves) e Diagnóstico na Doença Respiratória (Dr. Alfredo Martins).

Objetivos

Os internistas têm consciência de que são a única especialidade hospitalar presente em todos os hospitais do SNS e uma especialidade nuclear. Em Portugal os doentes respiratórios são, na sua grande maioria, geridos por internistas no SU e no internamento. O Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias (NEDResp) nasceu, por isso, da necessidade e grande pressão dos internistas que diariamente avaliam doentes com risco de doença respiratória ou com sintomas respiratórios sem um diagnóstico estabelecido, diagnosticam e tratam doenças respiratórias agudas e crónicas, com frequência em contexto de multimorbilidade, em várias áreas de atuação: serviço de urgência, unidade de cuidados intensivos, unidade intermédia, enfermaria e ambulatório. A atual coordenação do NEDResp define como objetivos gerais orientadores da atividade: assegurar que os internistas acompanham a evolução do conhecimento na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças respiratórias, garantir condições para uma prática o mais uniforme e atualizada possível de todos os internistas na área das doenças respiratórias, contribuir para uma melhoria constante das condições de diagnóstico e tratamento dos doentes respiratórios e colaborar na promoção da literacia em saúde respiratória.

Em consequência do seu extenso campo de ação, os internistas têm obrigatoriamente um importante papel a desempenhar na evolução do conhecimento e da prática clínica. Por isso o NEDResp propõe-se estimular e colaborar ativamente na investigação clínica, na discussão e elaboração de recomendações e normas e na formação contínua em doenças respiratórias.

O NEDResp atual considera que o internista deve ter uma formação de base sólida, centrada na prevenção da doença no ser humano em risco e na interpretação da doença, na definição de diagnósticos e no tratamento do ser humano doente, e que deve ter a possibilidade de, no seguimento dessa formação de base, poder desenvolver diferenciação em uma ou mais áreas de especialização da Medicina Interna.

Plano de Ação

– 2ª Reunião do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da SPMI. Outubro de 2019.

– Estudo de prevalência das doenças respiratórias nos serviços de Medicina Interna de Portugal (enfermaria, serviço de urgência e consulta externa).

– Promover a realização de estudos clínicos de âmbito nacional. Para este fim contamos, por enquanto, com a participação ativa de Internistas, mas projetamos para o futuro a cooperação com a Medicina Geral e Familiar e com as Comissões de Trabalho e Grupos de Estudos da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

– Trabalhar numa proposta de Programa de Estudos em Doenças Respiratórias do Adulto para o internato de Medicina Interna, com o objetivo de definir um Curriculum mínimo para Internistas nesta área.

Regulamento

O NEDResp organiza-se integrado na política de constituição de Núcleos de Estudo da SPMI, desenvolvendo a sua atuação no âmbito das doenças respiratórias.

OBJECTIVOS:

1- Estabelecer contacto regular entre os associados e promover reuniões para intercâmbio de informações no âmbito das doenças respiratórias.

2- Contribuir para a constituição de uma base de dados Nacional, necessária para análises epidemiológicas.

3- Contribuir para a formação, investigação e para o estabelecimento de consensos no âmbito do diagnóstico, do tratamento e da prevenção.

4- Estabelecer contactos e esquemas de colaboração de interesse mutuo, com outras estruturas atuantes no mesmo campo.

5- Fortalecer as atividades da SPMI.

6- Criar condições para a realização destes objetivos.

ORGANIZAÇÃO:

1- O NEDResp é constituído por:

  1. a) Sócios da SPMI promotores da constituição do Núcleo (Sócios fundadores).
  2. b) Sócios da SPMI que se mostrem interessados em colaborar em atividades do Núcleo e que para tal se proponham junto do seu secretariado. A sua inclusão no NEDResp deverá ser ratificada em plenário do Núcleo.

2- São órgãos do Núcleo:

    1. a) Plenário:

É constituído por todos os sócios do NEDResp.
É convocado anualmente e sempre que o Secretariado do NEDResp ou a direção da SPMI considerem necessário.
Compete-lhe tomar as decisões gerais relativas ao seu funcionamento, ratificar a inclusão de novos sócios e fazer eleger de dois em dois anos o Secretariado.
Pode ser convocado extraordinariamente por mais de 20% de sócios efetivos do NEDResp, sendo as decisões alcançadas consideradas vinculativas apenas se estiverem presentes 50% mais 1 dos sócios efetivos.

  1. b) Secretariado:

É eleito entre os sócios do NEDResp.
É constituído por cinco elementos, sendo um deles o coordenador. Este assegura a ligação do NEDResp com a Direção da SPMI.
Assegurará a gestão, administração e representação do Núcleo.
Coordena as atividades do Núcleo com a Direção da SPMI.
Faz divulgar periodicamente informações sobre a atividade desenvolvida junto dos sócios do Núcleo.
Implementa a organização, com a periodicidade julgada adequada, reuniões de carácter cientifico onde são apresentados trabalhos realizados no âmbito das doenças respiratórias.

  1. c) Grupos de trabalho:

São agrupamentos de sócios do NEDResp que se proponham a atividades específicas no âmbito das doenças respiratórias.
Têm autonomia cientifica, devendo comunicar os seus projetos, iniciativas e conclusões alcançadas ao Secretariado.
A convite do NEDResp podem participar nos seus trabalhos científicos não sócios da SPMI, cuja colaboração seja considerada, por um dos órgãos do Núcleo, importante para o cumprimento dos seus objetivos.

Inscrição

Ao inscrever-se no Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da SPMI, receberá informações exclusivas, conteúdos, entre outras informações dirigidas apenas aos membros.

Para aderir deverá ser sócio da SPMI e pode fazer a sua inscrição no formulário de inscrição nos núcleos disponível AQUI

Próximos Eventos

5ª Reunião do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias

Mais informações Brevemente

Eventos Passados

Curso de Abordagem do Doente com DPOC: do Diagnóstico à Doença Avançada
Data Sessões Online: 18 e 25 de Setembro, 2 e 10 de Outubro de 2024
Data e Local Sessão Presencial: 12 Outubro na sede da GSK em Lisboa, 19 Outubro no Departamento de formação do HSA, no Porto
Mais informações AQUI

Curso de Tratamento não invasivo da Insuficiência Respiratória – Inaloterapia; ONAF; CPAP; VNI
Data: 18 de Outubro de 2024
Local: no Centro Biomédico de Simulação ICBAS/Santo António no Porto
Mais informações AQUI

4ª Reunião Anual do NEDRESP
Data: 20 a 22 de Outubro de 2023
Local: Hotel MH Atlântico em Peniche
Mais informações e cursos pré-congresso AQUI

– Festa da Saúde d a SPMI em Julho de 2022.

3ª Reunião Nacional do NEDResp
Data: 2 de Abril de 2022
Local: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
Mais informações e cursos pré-congresso AQUI

2ª Reunião Nacional do NEDResp
Data: 25 e 26 de Outubro de 2019
Local: Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-UP) Porto
Mais informações e cursos pré-congresso AQUI

– 1ª Reunião Nacional do NEDResp
Data:
28 e 29 de Setembro de 2018
Local: Casa de Espetáculos e Cultura da Sertã
Mais informações e cursos pré-congresso AQUI

Festa da Saúde da SPMI em Julho de 2019.

Festa da Saúde da SPMI em Julho de 2018.

24º CNMI Maio 2018 –  Mesa redonda Respirar no Século XXI. As 3 palestras da mesa, “O Pulmão nas Doenças Sistémicas”, “Repercussões Sistémicas da Doença Pulmonar” e “Organização de Cuidados nas Doenças Respiratórias”

Festa da Saúde da SPMI em Julho de 2017.

23º CNMI Maio 2017 –  Mesa redonda DPOC – uma abordagem mais personalizada. A moderação da mesa foi partilhada com o GRESP e APMGF.

PRÉMIO: Informação brevemente disponível

BOLSA: Informação brevemente disponível

Publicações de Interesse: Brevemente disponível

Publicações de Sócios: Brevemente disponível