Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes reforça compromisso com investigação e formação médica

Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes reforça compromisso com investigação e formação médica

Carlos Carneiro, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), reforça a importância deste núcleo, o mais antigo da sociedade, sublinhando o seu papel crucial na promoção da investigação, formação e consciencialização sobre as doenças autoimunes, tanto junto dos profissionais de saúde como da população em geral. “O NEDAI tem como missão apoiar os profissionais de saúde dedicados à área das doenças autoimunes, seja na formação, na investigação ou na criação de redes interpares. O nosso foco é claro: melhorar a qualidade assistencial dos doentes com estas patologias, promovendo uma comunicação mais eficaz entre os colegas e uma abordagem mais integrada”, afirma Carlos Carneiro.

O coordenador salienta que um dos principais objetivos do núcleo é fortalecer a comunicação entre os pares, além de continuar a apoiar a investigação na área das doenças autoimunes. “Queremos continuar a apoiar a investigação básica neste campo, mas também fomentar uma maior proximidade com os cuidados primários de saúde, promovendo cursos que ajudem no diagnóstico precoce e na partilha de conhecimento para melhorar o seguimento dos doentes, desmistificando a complexidade destas patologias”, explica. Carlos Carneiro enfatiza, ainda, a importância de criar canais de comunicação mais simples e diretos entre profissionais de saúde, o que pode ajudar a reduzir o uso excessivo das urgências hospitalares e promover um seguimento mais estruturado e eficaz dos doentes.

Entre as principais iniciativas em curso no NEDAI, destaca a certificação de competências individuais em doenças autoimunes, a certificação dos Centros de Autoimunidade e a reativação do registo nacional de doentes com estas patologias. “Estas medidas vão aprofundar as redes de referência entre centros e reforçar o network entre unidades, sempre com o foco no doente”, refere. Outro ponto de grande relevância é o sucesso do Congresso Nacional de Autoimunidade, que tem vindo a crescer em inscrições e submissões de trabalhos a cada edição, sendo um reflexo da vitalidade científica do núcleo. Além disso, o Immunology Network Meeting, com periodicidade quadrimestral, é outra aposta importante do NEDAI, abrangendo hospitais de norte a sul do país. “O sucesso destes eventos é um reflexo da vitalidade científica e do empenho da nossa comunidade”, salienta.

Para Carlos Carneiro, integrar o NEDAI é fazer parte da maior comunidade de autoimunidade em Portugal. “É uma honra fazer parte deste núcleo, que continua a crescer e a evoluir com um sentido de responsabilidade e orgulho no trabalho dos nossos antecessores”, afirma. Um dos projetos mais inovadores do núcleo é a elaboração do “Guia do Imunologista”, um livro de bolso que visa apoiar os médicos no diagnóstico e tratamento das principais patologias autoimunes, com especial utilidade para profissionais que estejam em diferentes contextos, sejam eles grandes centros hospitalares ou unidades mais pequenas. “Este guia será um recurso valioso para médicos em todo o país”, explica Carlos Carneiro.

Por fim, o NEDAI também pretende instituir um Prémio Anual de Mérito, que irá reconhecer o trabalho de médicos que se destacaram na clínica, formação e investigação na área de Imunologia Clínica. “Queremos olhar para o futuro, mas sempre com um profundo respeito e orgulho pelos que nos antecederam”, conclui o coordenador do NEDAI.

(20/09/2024)

Sabia que …

Para além da inscrição no NEDAI, pode realizar a sua inscrição nos outros núcleos através do formulário disponível Aqui

O único requisito é ser sócio da SPMI com as quotas regularizadas!

Núcleos de Estudo