Núcleo de Estudos da Doença VIH: Um pilar na abordagem multidisciplinar da infeção em Portugal

O Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), é um dos núcleos mais antigos e influentes desta sociedade, tendo sido fundado em 1997. Desde a sua criação, os internistas envolvidos estavam cientes de que o VIH não se limitava a uma simples infeção, mas sim a uma complexa doença sistémica que exigia uma abordagem integrada. Esta visão multidisciplinar está na base da especialidade de Medicina Interna e foi a motivação para a criação do NEDVIH. “A criação deste Núcleo possibilitou a abordagem desta doença numa perspetiva integradora, tal como é definida a especialidade de Medicina Interna”, explica Fausto Roxo, coordenador do NEDVIH.

Ao longo dos anos, o Núcleo tem-se destacado pelo seu papel em promover o envolvimento dos internistas no estudo e tratamento da doença VIH. Desde o início, um dos principais objetivos foi manter os profissionais de saúde atualizados e estimular o interesse pela doença. “Procuramos que, em cada hospital, existam internistas habilitados para tratar estes doentes, seja em ambiente de internamento, urgência ou ambulatório”, refere Fausto Roxo. Para tal, têm sido realizadas várias iniciativas, como reuniões informais e cursos de formação, culminando nas Jornadas do NEDVIH, um evento bianual que terá a sua XXII edição em 2025.

A descentralização tem sido uma prioridade nas Jornadas do Núcleo, que já foram organizadas em cidades como Chaves, Lagos e até S. Miguel, nos Açores. Outro evento de destaque é o Curso Intensivo “Infeção e Doença VIH”, realizado anualmente em Tomar e voltado, sobretudo, para jovens médicos de várias especialidades. “Este curso tem um caráter prático, essencial para a formação dos novos médicos que entram em contacto com a área da VIH”, sublinha o coordenador.

Além das atividades formativas, o Núcleo mantém uma colaboração ativa com outras associações médicas ligadas à doença VIH, como a APECS e o GEPCOI, e tem mostrado abertura para a sociedade civil através de ações de sensibilização em escolas e comunidades. A sua participação na Festa da Saúde da SPMI é um exemplo deste compromisso. Outro marco importante foi a implementação do processo de Certificação de Competência em Doença VIH em 2022, com a aprovação de oito candidaturas até ao momento.

O NEDVIH estimula a inscrição de internos de Medicina Interna e de outros profissionais interessados na área, destacando sempre o seu caráter multidisciplinar. “A presença no Núcleo permite um acompanhamento mais próximo das suas iniciativas, possibilitando, a médio prazo, uma certificação na área”, afirma Fausto Roxo, reforçando a importância da participação ativa e da formação contínua.

Este compromisso contínuo do NEDVIH em educar, formar e colaborar reflete a sua missão de enfrentar uma doença que, embora tenha evoluído no seu tratamento, continua a ser um desafio complexo para a Medicina Interna.

(10/09/2024)

Sabia que …

Para além da inscrição no NEDVIH, pode realizar a sua inscrição nos outros núcleos através do formulário disponível Aqui

O único requisito é ser sócio da SPMI com as quotas regularizadas!

Núcleos de Estudo