Novos Corpos Sociais da SPMI reuniram pela primeira vez

A nova direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), presidida por João Araújo Correia, e que foi eleita no passado mês de maio para o triénio 2018-2021, reuniu pela primeira vez todos os seus Corpos Sociais.

A reunião, que teve lugar na sede da SPMI, em Lisboa, teve uma ordem de trabalhos vasta e que se prolongou por cinco horas. Entre os mais de 20 pontos debatidos e que alinharão a estratégia dos internistas durante o próximo ano, os novos corpos sociais da SPMI começaram por debruçar-se sobre o processo de certificação que está em curso com a DGERT, assim como o trabalho a ser feito no âmbito do novo Regulamento Geral da Proteção de Dados.

Vítor Branco, Fernando Salvador, Jorge Crespo, Luís Costa, João Araújo Correia, Lèlita Santos, António Oliveira e Serra e Vasco Barreto

Fez também parte da agenda de trabalhos a apresentação das linhas gerais do próximo Congresso Nacional de Medicina Interna, que terá lugar no Algarve e será organizado por Coimbra, sendo o presidente o Prof. Armando Carvalho.

Do ponto de vista estratégico ficou definida a necessidade de conhecer melhor a realidade da Medicina Interna em Portugal, através do registo de todos os internistas e internos de Medicina portugueses, assim como através do levantamento de todos os serviços de Medicina Interna, públicos e privados, caracterizando a sua lotação, casuística, índices de qualidade assistencial, Unidade de tratamento e consultas específicas. Na sequência dos primeiros passos dados durante o último mandato, a SPMI vai também continuar a trabalhar no estreitamento de relações com Medicina Geral e Familiar, o que entre outras iniciativas se materializará na constituição de um Grupo de Trabalho conjunto para a elaboração de propostas de resposta ao doente agudo.

A nova direção da SPMI reiterou também a necessidade de fortalecer a capacidade concretizadora dos Núcleos de Estudo, assim como fomentar a atividade editorial e divulgação das ações da Medicina Interna.

Entre os outros temas em cima da mesa esteve também o apoio da SPMI a uma candidatura portuguesa à presidência da EFIM, a cooperação com a Sociedade Espanhola de Medicina Interna e a parceria com o Colégio de Especialidade de Medicina Interna e, a concluir, a afirmação científica e investigação no âmbito da Medicina Interna.

João Araújo Correia, novo presidente da SPMI, fez um balanço positivo desta primeira reunião e destacou que está convicto de que o exemplo desta primeira reunião lhe garante que “o mandato desta direção será recordado como grande concretizador das ideias que valem a pena”.

(30/06/2018)