NEMO: Fundamental no apoio à saúde materno-fetal

O Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO), coordenado pela médica internista Inês Palma dos Reis, desempenha um papel crucial no apoio e na formação de profissionais de saúde dedicados à Medicina Obstétrica, focando-se nas particularidades das doenças que surgem durante a gravidez.

Inês Palma dos Reis destaca a importância do NEMO, explicando que o núcleo “reúne os associados interessados nas particularidades das doenças na gravidez e nos cuidados à população obstétrica em situação de intercorrências médicas.” Este grupo de estudo, integrado na Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), visa melhorar o atendimento a esta população vulnerável, promovendo a formação contínua e especializada.

Entre os principais objetivos do NEMO, a coordenadora sublinha o apoio à formação em Medicina Obstétrica, a partilha de experiências entre os profissionais e a divulgação de “guidelines internacionais e protocolos de apoio à prevenção, diagnóstico e tratamento”. A investigação científica também é uma área prioritária, assim como a melhoria da prática clínica em Medicina Interna e da saúde materno-fetal.

Nos últimos anos, o NEMO tem apostado fortemente na formação, como destaca Inês Palma dos Reis: “A formação na área tem sido a nossa principal aposta. Temos feito regularmente o Curso de Patologia Médica da Grávida e estamos a preparar outros. Em outubro, destacamos já o Curso Grávida na Urgência.” Além disso, o núcleo disponibiliza o serviço “O NEMO Responde”, um canal de apoio que fornece orientações sobre a medicação segura na gravidez.

A adesão ao NEMO oferece vantagens significativas para os seus associados. “Os associados têm acesso às nossas newsletters, que alertam para os eventos relevantes na área”, refere a coordenadora, sublinhando a importância da partilha de conhecimento e da atualização constante neste campo em rápida evolução.

Com iniciativas práticas e formação especializada, o NEMO tem crescido em associados dedicados a apoiar as grávidas e puérperas doentes. Com a colaboração das várias especialidades consegue-se um apoio médico mais eficiente e seguro para grávidas em situação de risco, contribuindo para a melhoria da saúde materno-fetal em Portugal.

 

Sabia que …

Para além da inscrição no NEMO, pode realizar a sua inscrição nos outros núcleos através do formulário disponível Aqui

O único requisito é ser sócio da SPMI com as quotas regularizadas!

Núcleos de Estudo

(21/10/2024)