NEHospDom Informa & Responde

NEHospDom Informa & Responde

O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna apresenta o “NEHospDom Informa & Responde”

Este espaço é dedicado a profissionais de saúde, doentes e seus familiares/cuidadores, reunindo informações essenciais para situações de dependência ou incapacidade.

Aqui pode encontrar informação sobre:

  • Direitos sociais: Estatuto do Cuidador Informal, Complemento por Dependência, AMIM, PSI, entre outros.
  • Apoio psicológico para cuidadores.
  • Formação/capacitação para cuidadores.
  • Respostas sociais com alvará do ISS

Além disso, pode enviar as suas dúvidas preenchendo o formulário abaixo, e receberá uma resposta no prazo máximo de 48 horas (brevemente)

Juntos, promovemos a capacitação dos cuidadores, garantindo que continuem a prestar cuidados de qualidade sem comprometer a sua própria saúde e bem-estar.

Passei agora a ser cuidador, o que preciso de saber?

Deverá requerer Complemento por Dependência para o seu familiar, que é uma prestação paga mensalmente aos pensionistas que se encontram numa situação de dependência e que precisam da ajuda de outra pessoa para satisfazer as necessidades básicas da vida quotidiana (porque não conseguem fazer a sua higiene pessoal, alimentarem-se ou deslocarem-se sozinhos).

Como deve fazer? Aceder ao formulário no site do Instituto da Segurança Social (ISS) (https://www.seg-social.pt/complemento-por-dependencia) ou balcão, e solicitar ao médico que acompanha o seu familiar que preencha a informação clínica atualizada.  Deverá ainda completar o formulário com os dados do seu familiar e entregar nos serviços do ISS  mais próximo ou submeter on line na Segurança Social Direta (https://app.seg-social.pt/sso/login?service=https%3A%2F%2Fapp.seg-social.pt%2Fptss%2Fcaslogin)

Após a entrega ou a submissão aguarde o agendamento de junta médica para posterior aprovação