NEGERMI: O pilar da Geriatria em Portugal

O envelhecimento demográfico em Portugal, um dos mais acelerados da Europa, trouxe desafios únicos para o sistema de saúde, destacando a importância de abordar as necessidades específicas da população idosa. Nesse contexto, o Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) desempenha um papel crucial. A sua coordenadora, Sofia Duque, e Rafaela Veríssimo, coordenadora adjunta, realçam que o núcleo possibilita a difusão dos princípios de Geriatria entre os médicos internistas, promovendo a formação contínua e a sensibilização para a necessidade urgente de cuidados geriátricos especializados.

Criado para responder à crescente complexidade da abordagem do doente idoso, o NEGERMI reconhece que os médicos internistas necessitam de formação específica para otimizarem a capacidade de estabelecer objetivos terapêuticos adequados aos doentes idosos, contribuindo para a manutenção da autonomia física, mental e social. Além disso, o núcleo promove uma abordagem interdisciplinar, colaborando com outras especialidades médicas e sociedades internacionais, como a European Geriatric Medicine Society (EuGMS), da qual é representante nacional.

Entre os seus principais objetivos estão fomentar a formação científica em Geriatria através de cursos, congressos e encontros técnicos; promover a investigação clínica, desenvolvendo estudos como o Uricath e ferramentas práticas, como uma aplicação de avaliação geriátrica adaptada à realidade portuguesa; fortalecer redes de colaboração, tanto nacionais como internacionais, para expandir as boas práticas em Geriatria; e divulgar a Geriatria na comunidade, sensibilizando para a importância de cuidados especializados.

O núcleo tem implementado várias medidas práticas que fortalecem a Geriatria em Portugal, entre elas a elaboração de documentos de recomendação clínica sobre temas como “Avaliação Geriátrica”, “Vacinação” e “Nutrição”; a realização de cursos teórico-práticos, como o Curso de Introdução à Geriatria e o Curso de Nutrição Clínica Geriátrica, reconhecidos pela sua excelência; as sessões abertas mensais (Open Sessions), que promovem a troca de ideias entre associados e convidados; o apoio à investigação; e a organização da Reunião Anual do NEGERMI.

Para os internistas, especialistas ou internos, interessados em Geriatria, ser associado do NEGERMI oferece oportunidades valiosas. Além de participar em formações e eventos, os membros têm acesso a uma comunidade colaborativa e à integração na rede europeia de Medicina Geriátrica. “Estamos de braços abertos para acolher todos os que se interessam pela Geriatria”, afirmam as profissionais, destacando a possibilidade de acesso ao jornal oficial da EuGMS e a bolsas de estágio clínico, já atribuídas a cinco internos.

O NEGERMI continua empenhado em crescer e consolidar a Geriatria como uma área prioritária em Portugal. “Acreditamos que este esforço conjunto será determinante para responder à necessidade crescente de cuidados geriátricos qualificados“, concluem. Com uma abordagem inovadora, interdisciplinar e colaborativa, o NEGERMI reafirma o seu compromisso em garantir que os cuidados geriátricos em Portugal estejam à altura dos desafios de uma população em rápido envelhecimento.

 

Sabia que …

Para além da inscrição no NEGERMI, pode realizar a sua inscrição nos outros núcleos através do formulário disponível Aqui

O único requisito é ser sócio da SPMI com as quotas regularizadas!

(11/03/2025)