O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai lançar um conjunto de vídeos com conselhos práticos para problemas resultantes do confinamento nos idosos. O primeiro vídeo tem como objetivo ensinar a evitar ou a recuperar a perda de massa muscular nos idosos em virtude da pouca ou reduzida mobilidade provocada pelo confinamento.
Os outros vídeos são dedicados aos problemas relacionados com o sono e com o regular funcionamento dos intestinos.
O confinamento tem diversas consequências nas pessoas e em especial nos idosos. Não só sobre a componente emocional e afetiva, sensação de solidão, de abandono, de inutilidade, monotonia de dias seguidos sem atividades fora de casa num ambiente fechado, como também sobre a componente física.
“A pouca mobilidade a que o idoso está sujeito, limitando-se a deslocações dentro das divisões da sua residência e a longos períodos sentado ou deitado, ocasionam perde de massa muscular. Sabendo como a massa muscular dos idosos se reduz fisiologicamente, tanto mais quanto mais se envelhece, podendo a redução ser de 50% aos 80 anos, percebemos como a hipomobilidade agrava este fenómeno. A atrofia muscular originada pelo confinamento traduz-se na perda parcial ou total da autonomia motora e pelo agravamento da incidência de quedas” afirma João Gorjão Clara, coordenador do NEGERMI.
O primeiro vídeo, além da importância do exercício físico, aborda temas como a necessidade de uma dieta rica em proteínas com o recurso eventual a suplementos nutricionais ricos em proteínas e outras medidas simples, mas igualmente importantes.
Já o segundo vídeo apresenta um conjunto de conselhos para melhorar o sono dos idosos nesta fase.
Para João Gorjão Clara, “o confinamento tem tido influência na qualidade de sono dos idosos. Fechados em casa, com baixa exposição solar, isolados e com poucos contactos sociais, muitos idosos além de pouco exercício, passam muito tempo sentados ou deitados, sonolentos, dormitando, retirando ao sono noturno horas de duração e qualidade”.
O terceiro vídeo desta série é dedicado aos problemas de obstipação e o confinamento agravou as queixas dos idosos nesta área.
“É conhecido que 50% dos idosos com mais de 80 anos têm queixas de obstipação. O confinamento provoca ansiedade, stress, redução da motilidade e agravam e tornam ainda mais frequente estas queixas. A hidratação, o exercício físico e a dieta são essenciais” afirma João Gorjão Clara, Coordenador do NEGERMI.
O quarto vídeo apresenta um conjunto de conselhos e sugestões para combater as oscilações da Pressão Arterial nos idosos durante o período de confinamento.
A Pressão Arterial varia constantemente ao longo das estações do ano, ao longo do dia, com a postura corporal, com a ingestão de alimentos e, a amplitude de variação é mais acentuada nos idosos.
VÍDEO 1
Como recuperar a perda de massa muscular nos idosos em virtude da pouca ou reduzida mobilidade provocada pelo confinamento?
Assista ao vídeo e siga as sugestões apresentadas.
O vídeo conta com o apoio:
VÍDEO 2
Conselhos para melhorar o sono dos idosos em período de confinamento.
O NEGERMI da SPMI acaba de lançar o segundo vídeo com conselhos práticos para os problemas resultantes do confinamento nos idosos. Este novo vídeo apresenta um conjunto de conselhos para melhorar o sono dos idosos nesta fase.
Assista ao vídeo e siga os conselhos.
O vídeo conta com o apoio:
VÍDEO 3
Sugestões para combater a obstipação no confinamento
O NEGERMI da SPMI acaba de lançar o terceiro vídeo dedicado aos problemas de obstipação que o confinamento veio agravar. Este novo vídeo apresenta um conjunto de conselhos para combater a obstipação.
Assista ao vídeo e siga os conselhos.
O vídeo conta com o apoio:
VÍDEO 4
Conselhos para combater as oscilação da Pressão Arterial nos idosos durante o confinamento
O quarto vídeo apresenta um conjunto de conselhos e sugestões para combater as oscilações da Pressão Arterial nos idosos durante o período de confinamento.
Assista ao vídeo e siga os conselhos.
O vídeo conta com o apoio: