NEDVP destaca a importância da formação e multidisciplinaridade na Medicina Interna
O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar (NEDVP) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) assume um papel crucial ao focar-se em áreas desafiantes como a hipertensão pulmonar e o tromboembolismo venoso, com particular destaque para a embolia pulmonar.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Melanie Ferreira, o NEDVP tem como principais objetivos “desenvolver ações de debate, atualização e formativas na área da doença vascular pulmonar e tromboembolismo venoso”.
Entre as iniciativas de maior destaque está a reunião anual do Núcleo, um evento que promove a discussão dos temas mais atuais. “É um dia dedicado ao debate, que conta com a participação de internistas de vários pontos do país, bem como colegas de áreas como a Cardiologia, Imunohemoterapia e Oncologia”, sublinha Melanie Ferreira.
Outra das ações relevantes é o curso de “Tromboembolismo Venoso e Ecografia dos Membros Inferiores”, um momento formativo considerado único a nível nacional. Este curso abrange todas as fases do tromboembolismo venoso, “desde a prevenção até à doença crónica”, reforça a coordenadora.
Além do valor formativo, o Núcleo apresenta vantagens significativas para os seus associados, que beneficiam de descontos e inscrições gratuitas em várias ações, assim como da possibilidade de bolsas de formação para o curso.
Melanie Ferreira destaca, ainda, a multidisciplinaridade como um dos pilares do NEDVP. “Este é um Núcleo que se distingue pela participação de várias especialidades, com a Medicina Interna a assumir um papel central na gestão destes doentes”.
Com estas iniciativas, o NEDVP reforça o seu compromisso com a atualização e a formação contínua dos profissionais de saúde, consolidando o seu papel como uma referência nacional no tratamento das doenças vasculares pulmonares e tromboembólicas.
Sabia que …
Para além da inscrição no NEDVP, pode realizar a sua inscrição nos outros núcleos através do formulário disponível Aqui
O único requisito é ser sócio da SPMI com as quotas regularizadas!
(17/02/2025)