NEDM: A importância de uma abordagem global à Diabetes

O Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) destaca-se pela sua abordagem abrangente a uma doença que afeta múltiplos órgãos e sistemas. Segundo a coordenadora Mónica Reis, “a diabetes é uma doença que engloba todos os órgãos e sistemas, de forma que a avaliação e gestão destas pessoas deve ser conduzida como um ‘todo’, representando a verdadeira aceção daquilo que é a Medicina Interna”.

O NEDM é um dos núcleos mais antigos da SPMI, com um número significativo de membros e uma atividade científica que honra e fortalece a Sociedade. Os seus objetivos centram-se essencialmente na atualização de conhecimento, na promoção da investigação em áreas como a epidemiologia, prevenção, diagnóstico e terapêutica, e na criação de elos entre os centros de tratamento da diabetes em todo o país liderados pela Medicina Interna, bem como na colaboração com outras Sociedades Científicas. Além disso, o núcleo aposta na formação contínua como um pilar essencial para a prática clínica.

Entre as atividades mais relevantes do NEDM destacam-se a Reunião Temática e a Reunião Anual, eventos que têm registado um aumento constante de participantes, refletindo a importância científica e formativa destas iniciativas. “Estabelecemos uma rede de dinamizadores ao longo de todo o país, o que nos permite estar em contacto com os colegas, partilhar dificuldades e sucessos, e aproveitar este conhecimento em benefício da qualidade do trabalho que desenvolvemos,” explica Mónica Reis. Para o futuro, o NEDM prevê o desenvolvimento de estudos científicos alargados, beneficiando desta rede nacional de colaboração.

Ser associado do NEDM oferece vantagens significativas, incluindo a possibilidade de participação ativa em todas as atividades e de colaboração direta com o secretariado do núcleo. “O NEDM é um núcleo cheio de juventude, mas também repleto de conhecimento adquirido pela experiência clínica dos seus membros. Temos prémios e bolsas de investigação que são particularmente apelativas”, destaca a coordenadora.

Mónica Reis deixa ainda um convite a todos os internistas e internos de Medicina Interna para se associarem ao NEDM e participarem ativamente nas suas atividades. “O número de pessoas com diabetes é tão elevado que o impacto que esta patologia tem na enfermaria, na consulta externa e no serviço de urgência é absolutamente extraordinário. Daí a necessidade de um conhecimento atual e profundo, por forma a que possamos otimizar recursos.”

O NEDM assume-se, assim, como uma referência na abordagem global e integrada da diabetes, contribuindo para a excelência do tratamento desta patologia e promovendo a atualização contínua e o desenvolvimento científico em Medicina Interna.

 

Sabia que …

Para além da inscrição no NEDM, pode realizar a sua inscrição nos outros núcleos através do formulário disponível Aqui

O único requisito é ser sócio da SPMI com as quotas regularizadas!

(20/01/2025)