NEDF: Pilar no avanço da Hepatologia em Portugal
O Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF), um dos mais antigos e ativos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), destaca-se como uma estrutura essencial no progresso científico e na melhoria dos cuidados de saúde em Portugal. Segundo Paulo Carrola, coordenador do Núcleo, o NEDF é “uma estrutura fundamental de apoio ao avanço científico na área da Hepatologia e contribui de forma inquestionável para a melhoria do tratamento das doenças hepáticas em Portugal”. A sua atuação tem reforçado a Medicina Interna como peça central na gestão destas patologias.
Criado com o propósito de promover o estudo, investigação e formação contínua, o NEDF tem como missão apoiar os profissionais de saúde, sobretudo internistas, oferecendo-lhes “um espaço de atualização científica e troca de experiências sobre as doenças hepáticas”. Esta troca de conhecimento é vital para garantir uma abordagem multidisciplinar ao tratamento das doenças do fígado, com a Medicina Interna a coordenar os cuidados entre várias especialidades.
Entre as iniciativas promovidas, Paulo Carrola destaca as XVII Jornadas do NEDF, marcadas para outubro, em Viseu, que se consolidam como “o marco anual na atividade formativa”. Além disso, o Núcleo colabora em projetos como a Escola Anual Virtual de Hepatologia, que se prepara para a sua terceira edição, e em cursos presenciais sobre doenças hepáticas crónicas. Paulo Carrola sublinha a importância destas iniciativas, que não se limitam ao plano formativo, destacando também o papel do NEDF em campanhas de sensibilização e prevenção, com foco na literacia em saúde e hábitos de vida saudáveis.
Explica, ainda, que ser associado do NEDF oferece vantagens significativas. Os membros não só têm acesso privilegiado a formação especializada, como também beneficiam de informação atualizada sobre as mais recentes iniciativas em Hepatologia no país. “O crescimento do núcleo de associados tem sido muito significativo nos últimos anos”, refere Paulo Carrola, evidenciando a relevância do NEDF na SPMI e a sua contribuição para o desenvolvimento contínuo da hepatologia em Portugal.
Em suma, o NEDF tem-se afirmado como um pilar essencial na formação e no avanço da Hepatologia, desempenhando um papel central na promoção de melhores práticas clínicas e no apoio aos profissionais de saúde em Portugal.
Sabia que …
Para além da inscrição no NEDF, pode realizar a sua inscrição nos outros núcleos através do formulário disponível Aqui
O único requisito é ser sócio da SPMI com as quotas regularizadas!
(04/10/2024)