Morreu o Dr. Pedro Marques da Silva!
Sabíamos que estava doente, mas não queríamos acreditar na notícia!
Ainda o vimos a 6 de Dezembro, na 1ª Reunião do Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Cardiovascular, em acesas discussões sobre novas terapêuticas na dislipidemia. E, no aniversário da SPMI, a 14 de Dezembro, telefonou a desculpar-se por não poder estar connosco por ter um pequeno derrame pericárdico.
Não vou referir os muitos títulos, publicações, prémios e comendas, tudo muito merecido, com que foi sendo agraciado. Era uma verdadeira autoridade Nacional e Internacional na área dos lípidos e da hipertensão arterial, com reconhecimento em várias Especialidades, desde a Medicina Interna, a Endocrinologia, a Cardiologia e a Geriatria.
A Medicina Interna Portuguesa perdeu hoje, 11 de Janeiro de 2020, um dos seus melhores. O Dr. Pedro Marques da Silva já tinha sido designado pela Direção da SPMI, após candidatura submetida por um número alargado de sócios, como Prémio Nacional de Medicina Interna 2020, que agora irá ser concedido a título póstumo no 26ºCNMI, em Braga.
O Dr. Pedro Marques da Silva, era um homem de uma educação esmerada e emanava uma bondade e grandeza de princípios, que não deixava ninguém indiferente.
A SPMI exprime o seu maior pesar á viúva e família.
João Araújo Correia (Presidente da SPMI)
(11-01-2020)