Morreu-nos o Jorge Martins!
Há quem diga, que só morremos quando se esquecem de nós. Todos temos a dolorosa experiência de perder alguém que nos é querido, mas quando a personalidade do desaparecido foi marcante, a sua memória está presente tantas vezes, de forma tão real e palpável, que quase lhe sentimos o abraço.
Ainda estou incrédulo que hoje, 12 de Fevereiro de 2020, nos tenha morrido o Jorge Martins! A SPMI perde um dos seus grandes Internistas, que sempre defendeu a visão global do doente, característica da Medicina Interna, mesmo quando há muitos anos enveredou pelos caminhos das Doenças Autoimunes.
O Jorge Martins esteve no nascimento do NEDAI, o primeiro Núcleo de Estudos da SPMI, que se foi afirmando ao longo dos anos como uma voz incontornável, de competência inquestionável, no mundo da Imunologia Clínica. Contamos sempre com ele, em todas as Reuniões Anuais, que celebraram as bodas de prata no passado ano. Tenho a certeza, que ainda estará connosco, com o seu sorriso franco de transmontano de gema, na próxima Reunião do NEDAI de Abril, em Guimarães.
A Medicina Interna da Madeira também não o esquecerá, e tem até obrigação de seguir o seu exemplo de retidão, sentido ético e desassombro, quando se tratava de afirmar a competência dos Internistas, no seguimento e tratamento das doenças imunológicas sistémicas. A melhor forma de o homenagear, é garantir a continuidade da sua “Madeira Lupus Clinic” e a realização do “Ten Topics in Rheumathology” em Outubro, que era o seu grande sonho.
O Jorge Martins era um Homem raro, que não era apenas um grande Médico. Sabia estar, ser alegre, encher uma sala, tocar e até cantar. Também isso fica connosco. Para sempre.
12 de Fevereiro de 2020
João Araújo Correia
(Presidente da SPMI)