João Araújo Correia tomou posse como presidente da SPMI

João Araújo Correio assumiu este sábado a presidência da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para um mandato que terá a duração de três anos, de 2018 a 2021.

O Diretor do Serviço de Medicina  do Hospital Geral de Santo António/Centro Hospitalar do Porto sucede a Luís Campos, que presidiu a SPMI nos últimos dois anos. Nas primeiras palavras como Presidente, João Araújo Correia admitiu o orgulho por ocupar este cargo, que considera uma evolução natural na sua vida, e prometeu uma equipa coesa com pelouros distribuídos por todos os membros da nova direção.

“Esta vai ser a equipa da descentralização e da delegação”, começou por anunciar.  “Esta equipa quer também ficar conhecida pela concretização dos caminhos que já foram abertos”, acrescentou.

João Araújo Correia, novo Presidente da SPMI, e Luís Campos, que agora cessa funções

Quanto a medidas concretas, João Araújo Correia prometeu apoiar os trabalhos que visem dar a conhecer a realidade assistencial dos serviços de Medicina Interna, que concentram as patologias mais prevalentes do nosso tempo, como a Doença Respiratória Crónica, a Insuficiência Cardíaca, a Diabetes ou as Pneumonias. Também apontou outro dos grandes objetivos deste mandato:

“É para nós um grande desígnio a concretização do memorando de entendimento entre a SPMI e a MGF. Não é possível continuarmos como estamos, de costas voltadas, a tratar os mesmos doentes.”

Falando já para dentro de portas, o novo Presidente da SPMI disse acreditar que podem e devem coexistir Internistas de perfis diferentes e que a nova Direção está empenhada na certificação individual e de unidades específicas de tratamento, com critérios públicos bem definidos e auditáveis. Nestas primeiras declarações após a tomada de posse, a sua mensagem final foi  para os núcleos da SPMI:

“Temos a certeza que são o motor da SPMI e disso têm de dar provas. Para além da sua reunião anual, é preciso que ganhem o hábito de fazer position papers de matérias da sua competência e cada um tem obrigação de, neste mandato, concretizar pelo menos um curso de e-learning.”

A concluir, João Araújo Correia incitou a que todos apresentarem boas ideias, que se comprometeu a concretizar “por uma Medicina Interna mais forte, mais prestigiada, mais respeitada e mais ouvida”.

 

Perfil de João Araújo Correia

João Araújo Correia é licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e especialista em Medicina Interna pela Ordem dos Médicos. Fez parte da Direção do Colégio de Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos de 2000 a 2009, sendo Presidente no último triénio.

É Diretor do Serviço de Medicina Interna do CHP desde 2009 e Professor Auxiliar Convidado de Clínica Médica II do Curso Médico ICBAS/CHP. Foi também membro da Comissão Organizadora do 6º CNMI –Porto 2000,  Secretário Geral do 17º CNMI – Porto 2011 e Presidente da Comissão Organizadora do 24º  Congresso de Medicina Interna- Porto 2017.

 

Órgãos Sociais da SPMI para o triénio 2018-2021

 

Direção

Presidente: João Araújo Correia

Vice-presidentes: António Oliveira e Silva, Lèlita Santos, Luís Duarte Costa

Secretário Geral: Vasco Barreto

Secretários Adjuntos: Fernando Salvador, Vítor Branco, Maria da Luz Brazão

Tesoureiro: Jorge Crespo

 

Assembleia Geral

Presidente: Armando Carvalho

Vogais: João Sá, Rui Victorino

 

Conselho Fiscal

Presidente: Olga Gonçalves

Vogais: Nuno Bernardino Vieira, Mafalda Santos