João Araújo Correia eleito presidente da SPMI para o triénio 2018-2021

João Araújo Correia foi eleito como novo presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2018-2021 em eleições que se realizaram no passado dia 18 de maio, sucedendo assim a Luís Campos, que liderou o destino dos internistas nos últimos dois anos. A tomada de posse deverá ocorrer durante o Congresso Nacional de Medicina Interna, que se realizará no fim do mês de Maio.

Eleito com 128 votos num total de 131, João Araújo Correia, diretor do Serviço de Medicina 1 do Hospital Geral de Santo António/Centro Hospitalar do Porto, revelou que vai encarar este desafio com “espírito de missão” e, destacando o trabalho realizado pela direção ainda em funções, liderada por Luís Campos, prometeu trabalhar para também ele deixar a sua marca na SPMI.

“Esta organização já era muito grande quando o Luís Campos começou a sua presidência e quando nós começámos com ele. Mas não há dúvida alguma de que há um antes e um depois do Luís Campos. E o depois é de facto diferente. Há pontos em que as pessoas se distinguem quando lideram: há as que conseguem andar mais depressa e aquelas que dão saltos, e as organizações ganham com os saltos”, começou por dizer o presidente eleito, dando como exemplos a Festa da Saúde, “um evento que abre todo um caminho na área da prevenção que a Medicina Interna não conhecia”, a parceria com a Medicina Geral e Familiar, que João Araújo Correia considerou que será “um dos maiores desafios da sua presidência”, e o aprofundar de relações com a Sociedade Espanhola de Medicina Interna, que disse “abrir portas enormes de cooperação” entre as duas instituições na afirmação da Medicina Interna ibérica.

O especialista de Medicina Interna assumiu a honra de presidir à SPMI e prometeu empenho nos três anos em que vai liderar a instituição.

“É enorme a responsabilidade que recai sobre mim em seguir este caminho de sucesso e enfrento-a com espírito de missão. Vou fazê-lo com empenho, procurando deixar a minha marca para que no final a SPMI ganhe também com isso”, concluiu.

Perfil

João Araújo Correia é licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e especialista em Medicina Interna pela Ordem dos Médicos. Foi presidente do Colégio de Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos de 2006 a 2009, é diretor do Serviço de Medicina Interna do CHP desde 2009 e Professor Auxiliar Convidado de Clínica Médica II do Curso Médico ICBAS/CHP. Foi também Secretário Geral do 17º Congresso Nacional de Medicina Interna, em 2011, e presidente da Comissão Organizadora do Congresso de Medicina Interna de 2017.

 

Órgãos Sociais da SPMI para o triénio 2018-2021

 

Direção

Presidente: João Araújo Correia

Vice-presidentes: António Oliveira e Silva, Lèlita Santos, Luís Duarte Costa

Secretário Geral: Vasco Barreto

Secretários Adjuntos: Fernando Salvador, Vítor Branco, Maria da Luz Brazão

Tesoureiro: Jorge Crespo

 

Assembleia Geral

Presidente: Armando Carvalho

Vogais: João Sá, Rui Victorino

 

Conselho Fiscal

Presidente: Olga Gonçalves

Vogais: Nuno Bernardino Vieira, Mafalda Santos

 

(19/05/2018)