IV Encontro Anual do NEEco destaca o papel do POCUS na prática clínica portuguesa
O IV Encontro Anual do Núcleo de Estudos de Ecografia (NEEco) decorreu com sucesso, cumprindo as expectativas da organização e consolidando a relevância da ultrassonografia point-of-care (POCUS) na prática clínica. Segundo José Mariz, coordenador do NEEco, houve “uma audiência bem participativa e que demonstrou que estava presente no encontro porque queria partilhar sobre esta fantástica técnica que é POCUS”.
O evento destacou-se pela abordagem prática e aplicada, com ênfase na aprendizagem baseada em casos clínicos. Esta metodologia permitiu aos participantes combinar conceitos teóricos avançados com a resolução de problemas reais, refletindo situações da prática clínica portuguesa. “Mostrámos como são resolvidos os quadros clínicos com POCUS em casos reais da prática clínica, adaptados à nossa realidade”, explicou José Mariz.
Entre as principais conclusões do encontro, destaca-se a necessidade de expandir as redes de apoio a estágios de POCUS nos hospitais portugueses. Além disso, foi apontada a importância de uniformizar os registos de POCUS no processo clínico, incluindo tanto o registo escrito como a integração de videoclips das avaliações realizadas.
O feedback dos participantes foi positivo, refletindo o sucesso do evento. “Pelo que experienciei no momento da participação e interação, só posso depreender que o feedback foi bom!”, afirmou o coordenador do NEEco.
Com a edição deste ano, o NEEco reforça seu compromisso em promover a disseminação e aperfeiçoamento da técnica POCUS, contribuindo para uma prática clínica mais eficiente e baseada em evidências.
(02/04/2025)