III Encontro Anual do Núcleo de Estudos de Ecografia celebra sucesso e paixão pela prática médica

No passado dia 6 de abril, o Vip Executive Arts Hotel Lisboa foi palco do aguardado III Encontro Anual do Núcleo de Estudos de Ecografia (NEEco). José Mariz, coordenador do Núcleo, expressou sua satisfação com o desenrolar do evento, destacando que este superou todas as expectativas: “À partida assumimos um carácter, digamos que familiar, no sentido que congrega apenas a ‘família’ dos que abraçam a prática de Ecografia Point-of-Care (POCUS) dentro do Núcleo e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). Mas as preleções que fizeram o encontro, a apresentação de casos clínicos pelos internos, deram um carácter de abrangência e até de internacional”.

Os objetivos do encontro foram plenamente alcançados, conforme afirmou José Mariz. “Quisemos restringir o Encontro a uma manhã, selecionando três palestras que se focassem em aspetos para além do básico da prática de POCUS”, explicou.

Apesar do número relativamente pequeno de participantes, cerca de 45, o coordenador enfatizou a qualidade e participação do público presente: “O número pode parecer pequeno, mas tendo em conta a especificidade da prática de POCUS, consideramos que este número representa muito, pois quem assistiu é muito participativo na prática de POCUS nos locais onde trabalha.”

O feedback dos participantes foi extremamente positivo, com destaque para o testemunho emocionante de um interno: “Eu saliento o comentário de um interno, que no final me disse que sentiu um entusiasmo como não sentia há muito tempo, de voltar a ouvir a história clínica e o raciocínio clínico de forma apaixonada e potenciada pelo POCUS. Voltar a ser clínicos parece um paradoxo, sendo um encontro motivado por internistas, mas POCUS faz-nos votar à clínica pura de contacto com os doentes.”

O III Encontro Anual do Núcleo de Estudos de Ecografia não só alcançou os seus objetivos, como também reforçou a paixão e entusiasmo pela prática médica.

(15/04/2024)