Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF)
INTRODUÇÃO:
O curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF) é certificado pelo IEFP e permite a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas – CCP (Antigo CAP).
O curso decorre, excecionalmente, em regime de e-Learning (através do acesso à nossa plataforma pedagógica) nos termos do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março, conforme autorização do IEFP.
Com a obtenção do CCP de Formador, fica qualificado para exercer a atividade de formador na sua área de formação. Além de melhorar as suas capacidades de comunicação, fica apto a planear, desenvolver e executar ações de formação e também a utilizar e potenciar plataformas de formação à distância (online).
OBJECTIVOS:
- Gerais:
Pretende-se que os participantes adquiram, atualizem e/ou aperfeiçoem conhecimentos e competências pedagógicas inerentes à atividade de Formação.
Estas competências situam-se ao nível:
- Da animação da formação;
- Da conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
- Da gestão e coordenação de formação;
- Da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
- Específicos:
Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
– Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
- Refletir sobre os sistemas de formação:
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
O CURSO:
Duração: 90 Horas
Data de início: 15/05/2021
Data de fim: 18/07/2021
N.º de participantes: 12
Local: Plataforma SPMI
Metodologia de formação:
Os métodos e técnicas selecionados estão em consonância com os objetivos pedagógicos estabelecidos e terão, como preocupação central, que os participantes sejam agentes ativos da aprendizagem. Serão, assim, utilizados os métodos expositivo para explicitação de conteúdos e sistematização de informações, o método interrogativo para diagnóstico e confirmação da consolidação de conhecimentos e método ativo para a concretização das aprendizagens (brainstorming, role-play, realização de trabalho individual e de grupo e simulações).
Datas das Sessões Síncronas:
Módulo 1 – 15 maio das 14:30 às 17:30
Módulo 2 – 29 maio das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30
Módulo 2 – 30 maio das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30
Módulo 3 – 5 junho das 10:00 às 12:30
Módulo 4 – 12 junho das 10:00 às 12:30
Módulo 5 – 19 junho das 10:00 às 12:30
Módulo 6 – 26 junho das 10:00 às 12:00
Módulo 7 – 03 julho das 10:00 às 12:00
Módulo 8 – 10 julho das 10:00 às 12:00
Módulo 9 – 17 julho das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30
Módulo 9 – 18 julho das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30
Apresentação (antes dos módulos)
- Apresentação do Coordenador Pedagógico, formadores, tutores e respetivos formandos;
- Conhecer toda a dinâmica e organização do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-learning;
- Abordagem à plataforma de formação;
- Divulgação dos recursos de apoio ao curso.
Módulos
- Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)
Formador: Contextos de Intervenção;
Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.
- Simulação Pedagógica Inicial (10h)
Preparação e Concretização das Simulações;
Análise e Projeto de Melhoria.
- Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)
Comunicação e Comportamento Relacional;
Diversidade no Contexto de Formação.
- Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)
Métodos e Técnicas Pedagógicas;
Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.
- Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)
Competências e Objetivos Operacionais;
Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.
- Recursos Didáticos e Multimédia (10h)
Exploração de Recursos Didáticos;
Construção de Apresentações Multimédia.
- Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)
Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
Comunidades Virtuais de Aprendizagem.
- Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)
Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.
- Simulação Pedagógica Final (10h)
Preparação e Concretização das Simulações;
Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.
O curso destina-se a médicos Especialistas e Internos de Formação Específica em Medicina Interna. O curso terá lugar com um máximo 12 participantes.
A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível online no website da SPMI, no portal do Centro de Formação.
A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição. A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €
Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos.
As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 15 de Abril de 2021.
O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:
Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt
O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
- Avaliação Diagnóstica:10%
- Simulação Pedagógica Inicial
- Avaliação Formativa e Sumativa:
- Objetivos Pedagógicos: 30%
- Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online;
- Exercícios individuais;
- Competências Pedagógicas: 30%
- Simulação pedagógica Final;
- Projeto Final – 30%
- Projeto de Intervenção Pedagógica.
- Objetivos Pedagógicos: 30%
Certificação:
CONTACTOS:
O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:
Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt
VALOR E INSCRIÇÃO
Taxa de Inscrição:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €
INSCRIÇÕES ESGOTADAS
POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:
– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções (apenas se aceita troca de nome até 15 dias da realização)
A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)
Mais informações:formi@spmi.pt