Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF)

INTRODUÇÃO:

O curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF) é certificado pelo IEFP e permite a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas – CCP (Antigo CAP).

O curso decorre, excecionalmente, em regime de e-Learning  (através do acesso à nossa plataforma pedagógica) nos termos do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março, conforme autorização do IEFP.

Com a obtenção do CCP de Formador, fica qualificado para exercer a atividade de formador na sua área de formação. Além de melhorar as suas capacidades de comunicação, fica apto a planear, desenvolver e executar ações de formação e também a utilizar e potenciar plataformas de formação à distância (online).

OBJECTIVOS:

  • Gerais:

Pretende-se que os participantes adquiram, atualizem e/ou aperfeiçoem conhecimentos e competências pedagógicas inerentes à atividade de Formação.

Estas competências situam-se ao nível:

  • Da animação da formação;
  • Da conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  • Da gestão e coordenação de formação;
  • Da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
  • Específicos:
    Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

– Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;

– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;

– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

  • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;

– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;

– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;

– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;

– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;

– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;

– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

  • Refletir sobre os sistemas de formação:

– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

O CURSO:

Duração: 90 Horas

Data de início: 15/05/2021

Data de fim: 18/07/2021

N.º de participantes: 12

Local: Plataforma SPMI

Metodologia de formação:

Os métodos e técnicas selecionados estão em consonância com os objetivos pedagógicos estabelecidos e terão, como preocupação central, que os participantes sejam agentes ativos da aprendizagem. Serão, assim, utilizados os métodos expositivo para explicitação de conteúdos e sistematização de informações, o método interrogativo para diagnóstico e confirmação da consolidação de conhecimentos e método ativo para a concretização das aprendizagens (brainstorming, role-play, realização de trabalho individual e de grupo e simulações).

Datas das Sessões Síncronas:
Módulo 1 – 15 maio das 14:30 às 17:30
Módulo 2 – 29 maio das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30
Módulo 2 – 30 maio das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30
Módulo 3 – 5 junho das 10:00 às 12:30
Módulo 4 – 12 junho das 10:00 às 12:30
Módulo 5 – 19 junho das 10:00 às 12:30
Módulo 6 – 26 junho das 10:00 às 12:00
Módulo 7 – 03 julho das 10:00 às 12:00
Módulo 8 – 10 julho das 10:00 às 12:00
Módulo 9 – 17 julho das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30
Módulo 9 – 18 julho das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30

Apresentação (antes dos módulos)

  • Apresentação do Coordenador Pedagógico, formadores, tutores e respetivos formandos;
  • Conhecer toda a dinâmica e organização do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-learning;
  • Abordagem à plataforma de formação;
  • Divulgação dos recursos de apoio ao curso.

Módulos

  1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)

Formador: Contextos de Intervenção;

Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.

  1. Simulação Pedagógica Inicial (10h)

Preparação e Concretização das Simulações;

Análise e Projeto de Melhoria.

  1. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)

Comunicação e Comportamento Relacional;

Diversidade no Contexto de Formação.

  1. Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)

Métodos e Técnicas Pedagógicas;

Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.

  1. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)

Competências e Objetivos Operacionais;

Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.

  1. Recursos Didáticos e Multimédia (10h)

Exploração de Recursos Didáticos;

Construção de Apresentações Multimédia.

  1. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)

Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;

Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

  1. Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)

Avaliação Quantitativa e Qualitativa;

Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.

  1. Simulação Pedagógica Final (10h)

Preparação e Concretização das Simulações;

Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.

O curso destina-se a médicos Especialistas e Internos de Formação Específica em Medicina Interna. O curso terá lugar com um máximo 12 participantes.

A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível online no website da SPMI, no portal do Centro de Formação.

A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição. A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos:

» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €

Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos.

As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 15 de Abril de 2021.

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:
Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

  1. Avaliação Diagnóstica:10%
    • Simulação Pedagógica Inicial
  2. Avaliação Formativa e Sumativa:
    • Objetivos Pedagógicos: 30%
      • Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online;
      • Exercícios individuais;
    • Competências Pedagógicas: 30%
      • Simulação pedagógica Final;
    • Projeto Final – 30%
      • Projeto de Intervenção Pedagógica.

Certificação:

CONTACTOS:

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

VALOR E INSCRIÇÃO

Taxa de Inscrição:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:

– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções (apenas se aceita troca de nome até 15 dias da realização)

A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)

Mais informações:formi@spmi.pt

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