Fim de semana iniciou-se com Medicina Interna em primeiro plano
O fim de semana iniciou-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto com mais um dia repleto de atividade científica e de convívio entre profissionais de saúde, no 29.º CNMI.
Mais uma vez, foi possível dinamizar um conjunto de comunicações orais, onde foram aprofundados os conhecimentos e várias perspetivas sobre as “Doenças infeciosas e parasitárias”; “Doenças respiratórias”; “Medicina geriátrica”; “Doenças raras”; “Cuidados paliativos/Hospitalização domiciliária”; “Urgência, cuidados intermédios e doente crítico”; “Doenças autoimunes, reumatológicas e vasculites”; “Doenças cardiovasculares”; “Doenças cerebrovasculares e neurológicas”; “Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais”; “Doenças gastrenterológicas e doenças hepáticas”; “Doenças infeciosas e parasitárias” e “Doenças oncológicas”.
Por sua vez, as sessões de “Café com o Perito” mobilizaram os temas da “HTA e gravidez”; “DPCO – terapêutica tripla para quem?” e “POCUS na avaliação do Choque” e foram discutidos os Hot Topics das “Doenças infeciosas emergentes”; “Causas raras de doença renal crónica” e “IC-FEP”.
As mesas redondas deram destaque à “Diabetes Mellitus”; “Doenças Infeciosas na MI”; “A morte e sofrimento humano”; “Infiltrados pulmonares agudos”; “Imunologia Clínica”; “EMI apresentação de trabalhos”; “Desafios clínicos para o Internista na urgência”; “Tarde do orientador de formação” e “Tarde do jovem internista”. Já os estados da arte dedicaram-se ao “Suporte ventilatório não invasivo: o que aprendemos com a COVID-19”; “Liver”; e “Transplante de órgão sólido a referenciação”.
Por fim, ocorreu a conferência “HTA doença ou fator de risco / Hypertension: disease or risk factor”. Como não poderia deixar de ser, tendo em conta que um dos objetivos primários do CNMI é criar ligações entre profissionais com particular interesse na Medicina, existiu ainda a Reunião de Núcleos.
Veja aqui todas as Notícias
(06/05/2023)