Festa da Saúde demonstrou em que consiste a Medicina Interna
No rescaldo da Festa da Saúde, organizada pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que ocorreu nos dias 2 e 3 de julho, no Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, a presidente da SPMI, Lèlita Santos, garante que o encontro excedeu as expectativas.
“O balanço da Festa da Saúde é de grande êxito e satisfação. A adesão foi excelente e encheu-nos a alma. Este evento anual permite a nossa interação com as pessoas durante estes dois dias, num ambiente muito descontraído onde conseguimos passar a mensagem e demonstrar o que é a Medicina Interna em todas as suas vertentes, com os diferentes núcleos da SPMI que estão sempre presentes. Nesta 4.ª edição, mais uma vez, foi o que aconteceu. Houve muita adesão das pessoas e muita curiosidade. Penso que aprendemos mutuamente”, começou por dizer Lèlita Santos.
Para a médica internista Susana Cavadas, “o objetivo principal passa por divulgar a Medicina Interna junto da população, quem somos, o que fazemos e, acima de tudo, contribuir para a promoção de estilos de vida saudáveis prevenindo situação de doença. A Medicina Interna é uma especialidade muito diversificada, que tem muito a oferecer à população. Esta interação fora do hospital permite um contacto mais direto com as pessoas, mais informal, o que facilita a promoção da saúde e estilos de vida saudável”.
Em concordância, Lèlita Santos explicou que “o objetivo é, sem dúvida, dar a conhecer à população o que é esta especialidade e como os internistas abordam o seu doente num todo e não apenas a doença, como os internistas enquadram todos os sinais e os sintomas dos doentes e os encaram na globalidade. O facto de sairmos para fora do hospital e falarmos com as pessoas de forma aberta, de mostrarmos todas as nossas áreas de atuação, seguramente mostrou a especialidade e espero que tenha esclarecido o nosso papel em todo o sistema e o quão essencial é o médico internista em todo o percurso do doente.”
“A Festa da Saúde é um evento muito importante para a SPMI, mas, igualmente, para a população. Na Festa da Saúde os médicos estão todos fora das paredes do hospital, sem formalidades e todos mais à vontade e com tempo para conversar, esclarecer dúvidas e perceber as expectativas e necessidades das pessoas. Além disso, na Festa da Saúde falámos muito da prevenção, do risco para a saúde de determinados comportamentos e do diagnóstico precoce, ou mesmo, de forma simples, da organização hospitalar, o que nem sempre são temas que no dia a dia sejam tratados”, assegurou.
Susana Cavadas garante que a Festa da Saúde, “através de rastreios e outas atividades desenvolvidas pelos Núcleos da SPMI, debates interativos, ações de formação, atividades desportivas e culinárias, pretende contribuir para uma melhor Literacia em Saúde, prevenção da doença e promoção da saúde e estilos de vida saudável. O objetivo não é só que as pessoas vivam mais, mas que vivam bem, com qualidade de vida”.
“A organização do evento foi da responsabilidade dos médicos internistas do Hospital de Aveiro, que organizaram tudo de forma muito imaginativa e coordenada. O apoio da Câmara Municipal de Aveiro, através do seu Presidente e do Senhor Vereador Luís Miguel Capão Filipe, ele próprio internista, foi muito ativo e fundamental para a realização do evento”, concluiu a presidente da SPMI.
(04/07/2022)