Federação Europeia de Medicina Interna: Luís Campos é o novo presidente da Comissão de Qualidade e Assuntos Profissionais.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), Luís Campos, é o novo presidente da Comissão de Qualidade e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna (European Federation of Internal Medicine – EFIM), no biénio 2017-2019, tendo sucedido ao holandês Mark Kramer no cargo.
Em declarações à Just News, o diretor do Serviço de Medicina do Hospital de São Francisco Xavier, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, e professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, explica que “esta Comissão existe já há alguns anos e tem sido a responsável pelas principais tomadas de decisões em assuntos relevantes relacionadas com a Medicina Interna na Europa, em nome da EFIM”.
Reconhecimento do modelo “comum aos países do sul da Europa”
”O facto de ser um português a presidir a esta Comissão é, por um lado, o reconhecimento da importância do modelo de Medicina Interna comum aos países do sul da Europa”, considera o presidente da SPMI, que é também membro da Comissão Nacional dos Centros de Referência e do Grupo de Trabalho para as Reformas de Proximidade do Ministério da Saúde.
Foto: Nuno Branco/Just News
Por outro lado, acrescenta Luís Campos, esta “é uma oportunidade de mobilizar as sociedades dos 33 países que integram a EFIM em torno de temas importantes para a Medicina Interna, para os sistemas de Saúde e para os doentes, em temas que acreditamos vão estar na ordem do dia nos próximos anos”.
A primeira reunião da Comissão liderada por Luís Campos terá lugar em Lisboa, a 2 de junho.