EVERMI comemorou 10 anos “em família”
Já é uma tradição da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e este ano não foi exceção: Albernoa, em Beja, recebeu a Escola de Verão (EVERMI), naquela que foi a sua décima edição e, por isso, comemorada com especial carinho por todos os coordenadores e direção da SPMI.
António Martins Baptista, que trouxe a Escola de Verão para Portugal depois de ter participado na iniciativa a nível europeu, confessa que o projeto cresceu mais do que tinha antecipado e mostra-se confiante de que durará muitos mais anos.
“Fazer 10 anos é apenas um marco, pois a EVERMI é um projeto de futuro que excedeu em muito as minhas expectativas. Formou-se uma família muito harmoniosa entre alunos, organização e SPMI, com laços que ultrapassam muito a parte profissional”, destacou o antigo presidente da SPMI.
Depois de “passar a pasta” à nova geração, António Martins Baptista lembra que a EVERMI tem também “um forte cariz social”.
“É um projeto de objetivos fortes e que passam por construir uma Medicina Interna mais forte, pelo país todo e de forma a que estes jovens venham a ser os representantes da Medicina Interna do futuro”, terminou.
Nuno Bernardino Vieira, antigo aluno da EVERMI e hoje diretor da décima edição, destacou que tem sido “um projeto em crescimento constante e consistente”.
“Iniciámos este encontro há dez anos para reproduzir a escola europeia a nível nacional, mas acabou por se tornar muito mais do que isso e um projeto formativo que é já uma marca da especialidade, o que se vê no feedback dos alunos”, disse Nuno Vieira, que também elogiou o clima familiar vivido em Albernoa.
“Somos uma família e tentamos incutir aos alunos de cada uma das edições esse sentimento positivo, de amizade e de crescimento conjunto. O que importa não é competir, mas melhorar e deixarem-se cativar pela magia da escola.”
SPMI vê EVERMI como a base da Medicina Interna no futuro
João Araújo Correia não tem dúvidas:
“A EVERMI é um emblema maior da Medicina Interna. Estou convencido de que muitos dos que passam por aqui serão coordenadores dos núcleos de estudo no futuro e, quem sabe, serão parte dos corpos sociais da SPMI. Conto com eles”, disse o presidente da SPMI, que acrescentou que a EVERMI é uma “grande realização da Medicina Interna”.
(16/09/2019)