EVERMI 2012
A Escola de Verão da Medicina Interna (EVERMI) vai para a sua terceira edição.
Tal como a escola de verão da Sociedade Espanhola de Medicina Interna (SEMI), a EVERMI é herdeira do conceito que foi criado pelas três edições da Escola Europeia de Medicina Interna (ESIM), realizadas em Portugal.
O espírito subjacente a qualquer destas organizações é o da aprendizagem e evolução em grupo, sem qualquer tipo de competição entre os formandos, e com muito incentivo da partilha de ideias, conhecimentos e experiências entre todos (participantes e formadores).
ESCOLA DE VERÃO
Caros colegas
A Escola de Verão da Medicina Interna (EVERMI) vai para a sua terceira edição.
Tal como a escola de verão da Sociedade Espanhola de Medicina Interna (SEMI), a EVERMI é herdeira do conceito que foi criado pelas três edições da Escola Europeia de Medicina Interna (ESIM), realizadas em Portugal.
O espírito subjacente a qualquer destas organizações é o da aprendizagem e evolução em grupo, sem qualquer tipo de competição entre os formandos, e com muito incentivo da partilha de ideias, conhecimentos e experiências entre todos (participantes e formadores).
As últimas duas edições mereceram uma avaliação extremamente positiva dos participantes, que não deixaram de fazer uma ou outra sugestão de melhoria.
Assim, numa tentativa de evolução do modelo, para uma cada vez maior interacção entre formandos e formadores, aumentámos nesta edição o número de “Meet the Expert” e introduzimos sessões com o conceito de “Ferramentas do Interno”, de que é exemplo a sessão “Como elaborar um Curriculum Vitae”.
Não posso deixar de chamar a V. atenção, e ao mesmo tempo agradecer, ao elenco de luxo que constitui o conjunto de formadores desta EVERMI, onde, por exemplo, constam o actual presidente da Federação Europeia de Medicina Interna, Ramon Pujol, o ex-Presidente do Colégio de Medicina Interna, João Sá ou o actual Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva.
Mas a EVERMI não é só assimilação de conhecimentos. É feita também da entrega de cada um dos participantes, do que resulta uma sã camaradagem, da massa com que se constroem as pontes da amizade.
Da criação de laços entre os participantes da EVERMI, espera a SPMI que vá nascendo um espírito de identificação e orgulho dos Internistas Portugueses à volta de um ideal comum, que permita passar para a Comunidade a imagem de qualidade no serviço ao doente, com que nos revemos na nossa actividade Hospitalar.
Aprendam, Convivam, Façam amigos, Sejam felizes
Nesta 3ª Edição da EVERMI
António Martins Baptista
Director da EVERMI
A Escola de Verão de Medicina Interna (EVERMI) é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna que nasceu com os seguintes objectivos:
Actualização científica dos participantes em áreas diversas no âmbito da Medicina Interna
Desenvolvimento do Raciocínio Clínico do Internista
Fomento de um “Espírito de Grupo” na Medicina Interna Portuguesa
Desenvolvimento de Competências em Técnicas de Comunicação e em Trabalho em Equipa
Reflectir sobre a Formação em Medicina Interna
A EVERMI 2012 vai decorrer de 13 a 15 de Setembro de 2012 no Hotel Rural Vila Galé Clube de Campo – Albernôa, Beja.
Destinatários: Internos do Internato Médico de Medicina Interna. O critério de selecção para a participação na EVERMI será a ordem de inscrição. Do total, 6 vagas são reservadas a Internos Espanhóis seleccionados pela Sociedade Espanhola de Medicina Interna. As vagas são limitadas.
Número de participantes: 46 (6 Internos Espanhóis), 40 vagas disponíveis para Internos de Medicina Interna a realizar o Internato Médico em Portugal. Serão oferecidas pela SPMI 3 bolsas para participação na EVERMI:
Bolsa a sortear entre os participantes da Tarde do Jovem Internista no Congresso Nacional de Medicina Interna
2 Bolsas para os autores dos dois trabalhos premiados no Encontro Nacional de Internos de Medicina Interna
Conteúdos do Programa Científico:
a) Conferências:
Sessões Expositivas subordinadas a temas clínicos com a duração de 40 minutos (30m exposição + 10m discussão).
b) Encontro com o Especialista:
Duração de 40 minutos (distribuição do tempo a definir pelo prelector de modo a garantir o máximo de interactividade possível).
c) Casos Clínicos:
Do total de casos clínicos propostos pelos participantes, a Comissão Organizadora seleccionará um total de 9, que serão apresentados em 3 blocos de 3 casos (formato 10m exposição + 10m discussão).
Os participantes seleccionados para apresentarem o seu caso clínico serão avisados previamente da metodologia para preparação da apresentação.
d) Ferramentas do Interno:
Sessão com duração de 40 minutos dedicada à formação do Interno em competências fundamentais para a realização do Internato.
e) Workshops
Total de 3, 2 subordinados a temáticas não clínicas e 1 Sessão Clínico-Patológica.
A estrutura geral dos Workshops será a seguinte:
1) Cada Workshop terá um moderador / orientador.
2) Duração aproximada de 90 minutos.
3) Os participantes estarão divididos em 4 grupos. Os grupos serão constituídos no 1º dia pela Comissão Organizadora e serão sempre os mesmos ao longo da escola.
4) Em cada Workshop cada grupo deverá designar um porta-voz para apresentação das conclusões da discussão do respectivo grupo de trabalho.
5) Estrutura:
a) Introdução ao tema pelo orientador: objectivos a atingir com o Workshop. (5 min);
b) Discussão do tema no grupo (45 min);
c) Apresentação das conclusões de cada grupo em plenário + Comentário das conclusões finais (40 min).
f) Workshop de Técnicas:
Duração de 2h, no total de 3 módulos. Os Internos serão divididos em 3 grupos, cada grupo realizará 1 módulo por dia em regime de rotatividade. Os grupos serão constituídos no 1º dia pela Comissão Organizadora e serão sempre os mesmos ao longo da escola.
A avaliação da EVERMI será efectuada através da realização de um Teste de Escolha Múltipla: 20 questões (4 alíneas, apenas 1 delas correcta). O Teste de Avaliação decorrerá às 17h30 do Dia 3 da EVERMI e terá uma duração de 30 minutos.
Terá aprovação na EVERMI quem tiver 50% ou mais das questões respondidas correctamente.
O conteúdo das questões será referente apenas aos temas abordados nas Conferências e nos Encontros com o Especialista realizados ao longo da EVERMI 2012. Cada prelector fornecerá previamente à Comissão Organizadora 4 questões para um conjunto do qual serão seleccionadas as 20 a incluir no teste.
De modo a possibilitar a preparação dos formandos, deverá ser-lhes entregue até 2 semanas antes da Escola bibliografia sugerida pelos prelectores. Será constituída uma conta de Dropbox, à qual terão acesso todos os formandos. Nesta conta será disponibilizada toda a bibliografia e material de apoio referente à 3ª edição da EVERMI.
Organização da EVERMI 2012
Director da Escola: António Martins Baptista
Co-Director da Escola: João Sequeira
Comissão Organizadora:
Carla Araújo
José Mariz
Maria João Lobão
Nuno Bernardino Vieira
Raquel Cavaco
Susana Marques
Zélia Lopes
Secretariado da SPMI
Cristina Azevedo
Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Tel 217 520 570 / 217 520 578
cristina@spmi.pt
Informações úteis
Local: Hotel Rural Vila Galé Clube de Campo – Albernôa, Beja
Data: 13 a 15 de Setembro de 2012