Encontro Nacional de Internos lança debate sobre o futuro do internista em Portugal

Encontro Nacional de Internos lança debate sobre o futuro do internista em Portugal

Nos dias 7 e 8 de junho, Portimão será palco do 18.º Encontro do Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), um evento que promete colocar em cima da mesa os grandes desafios atuais e futuros da Medicina Interna. Sob o lema “Desafios de Hoje, a Medicina do Amanhã”, o encontro reunirá internos e especialistas numa partilha de conhecimentos, experiências e inovações.

Flávia Freitas, coordenadora do Núcleo, destaca que o evento tem uma forte componente formativa e de aproximação entre profissionais. “O ENIMI tem como objetivos a atualização e revisão de diferentes conteúdos na área da Medicina Interna, a promoção da ligação entre internos de diferentes hospitais e entre internos e especialistas de diferentes áreas da Medicina e fora da Medicina”, afirmou. Além disso, acrescenta que o encontro é também um espaço de ciência, através da apresentação e discussão de trabalhos científicos.

Entre os temas em destaque estarão a gestão do doente agudo e doente crónico, a Medicina Paliativa e a prevenção, refletindo a diversidade de papéis que o internista pode desempenhar. “Procuramos abordar temas desafiantes no dia a dia do interno de Medicina Interna e quais as inovações que podem tornar-se desafios no futuro”, explica a médica.

Uma das principais novidades deste ano será uma mesa-redonda dedicada à nova Especialidade de Medicina de Urgência e Emergência. “Procuramos estimular a reflexão sobre este tema e as mudanças que desencadeará no exercício da Medicina Interna no Serviço de Urgência”, sublinha Flávia Freitas, apontando para um dos momentos mais aguardados do encontro.

No final do encontro, os participantes deverão sair não só com novos conhecimentos técnicos, mas também com uma visão mais clara sobre o futuro da especialidade. “Esperamos que tenham adquirido conhecimento das inovações na gestão do doente em diferentes fases e que possam aplicar esse conhecimento na sua prática clínica diária. Além disso, queremos que este conteúdo suscite reflexão sobre o futuro do internato, da especialidade e do papel dos internistas no futuro”, conclui.

Com um programa diversificado e centrado na inovação, o 18.º ENIMI promete ser um marco na formação dos jovens médicos e na construção da Medicina do amanhã.

Faça Aqui a sua inscrição.

(29/04/2025)