EForMI – 3ª Edição
A Escola de Formadores em Medicina Interna (EForMI) é muito mais que um Curso. E apesar de se chamar escola, é também muito mais do que uma escola. Idealizada pela equipa que há 15 anos organiza com sucesso a EVERMI, conseguimos em 2022, realizar a primeira EForMI para partilha de conhecimentos com os internistas que orientam internos, estimulando o ensino ativo, pensando o futuro da formação em conjunto, envolvendo o Colégio da Ordem dos Médicos e a SPMI neste processo, iniciando uma rede de contactos que permite intercâmbios, tudo isto num ambiente de imersão total no tema, entre os participantes e os palestrantes, que escolhemos pelas suas capacidades pedagógicas e conhecimentos relevantes em cada tema.
Em 2023 tivemos a 2ª edição e agora em 2025, partimos para a 3ª, na qual teremos sessões sobre ensino avançado de casos clínicos, workshops, ferramentas do Orientador de Formação, sessões out-of the box, simulação clínica e muito mais, sempre com o foco na interação entre todos.
A EForMI, vai decorrer de 3 a 5 de Abril de 2025. Guarde desde já estas datas e venha imergir três dias na MAGIA da formação em Medicina Interna.
A EForMI procura responder aos seguintes objectivos, para os quais foi criada:
- Actualização científica dos participantes em áreas diversas no âmbito da formação em Medicina Interna
- Valorizar a função de Orientador de Formação em Medicina Interna (OFMI) e capacitá-lo para exerce a atividade formativa com maior qualidade
- Desenvolver nos OFMI competências em Técnicas de Comunicação e em Trabalho em Equipa
- Reflectir sobre a Formação em Medicina Interna criando ferramentas de trabalho para a construção do papel do Orientador de Formação, a divulgar junto da Direção da SPMI, Colégio de Especialidade de Medicina Interna e Ordem dos Médicos
- Fomentar um “Espírito de Grupo” na Medicina Interna Portuguesa
ESCOLA DE FORMADORES EM MEDICINA INTERNA
Local: Grande Hotel de Luso, Luso
Data: 3 a 5 de Abril 2025
A Organização da EForMI é da responsabilidade do Núcleo de Estudos da Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
A EForMI é uma ação formativa em modalidade presencial, com uma carga horária total de 20 horas.
Destinatários: Especialistas de Medicina Interna que desempenhem ou que pretendam desempenhar o papel de Orientador de Formação de Internos da formação Específica de Medicina Interna. O critério de selecção para a participação na EForMI será apenas a ordem de inscrição, sem pré-requisitos ou critérios de exclusão.
Número de participantes: A 3ª edição da EForMI terá um máximo de 30 participantes.
Abertura das inscrições a 15 de novembro de 2024, através da página da EForMI.
A inscrição é efectuada exclusivamente online na plataforma de inscrições da SPMI (my.spmi.pt) , através da submissão do boletim de inscrição. A inscrição apenas será confirmada após o pagamento da respectiva taxa de inscrição.
As inscrições encerram no dia 16 de Março 2025, ou antes quando se preencherem todas as vagas disponibilizadas para a EForMI.
Taxa de Inscrição: €250
A inscrição na escola inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, alojamento em quarto single (2 noites: 3 a 5 de Abril) e todas as refeições.
FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO
É obrigatória a realização da inscrição em my.spmi.pt no curso selecionado pelo próprio. Esta inscrição é pessoal e não poderá ser realizada por terceiros (Laboratório ou Agência), com os dados do próprio.
Caso a inscrição seja realizada em nome de empresa , deverá ser enviado um email para cristina@spmi.pt com essa indicação para posterior faturação, não devendo o particular liquidar a referência de multibanco automática no processo de inscrição.
O programa científico da EForMI tem uma carga horária total de 20h.
Consulte AQUI O PROGRAMA
Conteúdos do Programa Científico:
O programa científico é constituído por diferentes tipologias de sessões formativas, nomeadamente:
a) Conferências: Sessões Expositivas com a duração de 40 minutos (30m exposição + 10m discussão).
b) Encontro com o Especialista: duração de 30 minutos (distribuição do tempo a definir pelo prelector de modo a garantir o máximo de interactividade possível com os participantes da escola).
d) Ferramentas do Orientador de Formação: Sessão com duração de 30 minutos dedicada à formação do OF em competências fundamentais para o desempenho da sua atividade formativa.
e) Quizz: Sessão com duração de 40 minutos que assenta na apresentação e discussão de imagens em medicina ou de pequenos casos clínicos onde se promove a interatividade com os participantes.
f) Laboratório de Ecografia: Sessão teórico-prática com a duração de 3h para a aplicação da Ecografia à Cabeceira do Doente na prática clínica diária
g) Out of the Box: Pequeno apontamento de 20 min acerca de um tema cultural ou de divulgação científica geral, que não esteja diretamente relacionado com a Medicina.
h) Role Play: Sessão de discussão acerca de uma vertente do papel do OF, tendo como base uma dinâmica de Role Play que é posteriormente comentada.
i) Hot Topics: Sessão de atualização em determinada área do conhecimento da Medicina Interna com a duração de 30 minutos.
j) Workshops, subordinados a temáticas relacionadas com a formação em Medicina Interna, com destaque para a formação dos Internos de Formação Específica de Medicina Interna.
Os workshops, que serão em número de 3, cada um deles com a duração de 100 minutos, terão a seguinte estrutura:
1) Cada Workshop terá dois coordenadores, que fazem a introdução ao tema, estabelecem os objetivos a atingir e moderam o plenário.
2) Duração aproximada de 100 minutos.
3) Os participantes estarão divididos em 3 grupos. Os grupos serão constituídos pela Comissão Organizadora e serão sempre os mesmos ao longo da EForMI.
4) Em cada Workshop, cada grupo deverá designar um porta-voz para apresentação das conclusões da discussão do respectivo grupo de trabalho.
5) Pretende-se que de cada Workshop seja produzido um documento que seja o fruto da reflexão acerca da temática da sessão, que será posteriormente divulgado como parte das conclusões da EForMI 2023.
Em termos de suporte bibliográfico, a EForMI terá uma área na Plataforma de Formação do FORMI (https://formacao.spmi.pt), onde será arquivada toda a documentação relacionada com a atividade formativa e onde cada um dos participantes na escola terá a sua área pessoal.
É responsabilidade dos formadores o fornecimento de bibliografia referente ao tema que tenham apresentado e que será disponibilizada na Plataforma de Formação do FORMI. Para além disso será ainda disponibilizado o pdf das respetivas apresentações.
A avaliação da EForMI será efectuada através da realização de um Teste de Escolha Múltipla: 20 questões (4 alíneas, apenas 1 delas correcta). O Teste de Avaliação ficará disponível na Plataforma de Formação do FORMI, na área da EForMI após o final da Escola e até ao dia 13/04 às 23h59. Os alunos terão apenas 1 oportunidade para realizar o teste e uma duração de 30 minutos após o início da tentativa.
Terá aprovação na EForMI quem tiver 50% ou mais das questões respondidas correctamente.
O conteúdo das questões será referente aos temas abordados ao longo da EForMI 2025. Os participantes serão ainda convidados a preencher um questionário para avaliação dos formadores e da estrutura da EForMI. Este Questionário será também de preenchimento digital na plataforma.
No Jantar de Encerramento, que decorrerá na noite de 4 de Abril, os participantes da EForMI receberão o Diploma de Participação. Após validação pela Comissão Organizadora, o Certificado de Conclusão com Aproveitamento da EForMI será disponibilizado aos participantes na respetiva área pessoal da Plataforma de Formação do FORMI, para todos os que tiverem sido aprovados no Teste de Avaliação.
CARTAZ EForMI 2025
ORGANIZAÇÃO 2025
A Organização da EForMI é da responsabilidade do Núcleo de Estudos da Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
Comissão Organizadora:
António Martins Baptista (Diretor)
Susana Marques (Co-Diretora)
Andreia Vilas Boas
João Porto
José Mariz
José Sousa
Luísa Guimarães
Marco Fernandes
Maria da Luz Brazão
Maria João Lobão
Narciso Oliveira
Nuno Bernardino Vieira
Olga Gonçalves
Raquel Cavaco
Ricardo Fernandes
Ricardo Louro
Zélia Lopes
Comissão Científica:
Luís Duarte Costa (Presidente SPMI)
Faustino Ferreira (Presidente Colégio MI)
Arsénio Santos
Vasco Barreto
Secretariado da SPMI
Cristina Azevedo
Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Tel 217 520 570 / 217 520 578
cristina@spmi.pt
POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES
– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções
A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)