Doença crónica em mulheres em idade reprodutiva em destaque
O Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) iniciou esta sexta-feira, dia 15, as suas II jornadas dedicadas às doenças crónicas em mulheres em idade reprodutiva.
“Mulheres complicadas, gravidezes complicadas” é o lema do encontro que se realiza em formato híbrido.
“Face à visão holística da Medicina Interna, temos um papel crucial na gestão da doença crónica da grávida, quer nas pré-existentes, como nas que surgem no decorrer da gestação e que obrigam a monitorização no puerpério”, destacou Pedro Correia Azevedo, Coordenador do NEMO.
O evento, que contou com o apoio científico da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, decorreu com dinamismo e entrega por parte de especialistas e participantes.
Diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade e doenças auto-imunes, doenças cardíacas na gravidez e periparto, patologia hepática e infeção HIV na gravidez foram algumas das temáticas trazidas à discussão pelos especialistas convidados a intervir.
“Os avanços da ciência têm permitido aumentar a esperança média de vida e isso tem permitido que as mulheres engravidem cada vez mais tarde. Muitas vezes a gestação acontece tendo a mulher já uma doença crónica”, alertou Inês Palma dos Reis, presidente das Jornadas e Coordenadora-adjunta do NEMO.
A internista da Maternidade Alfredo da Costa, de Lisboa, lembrou que “não raras vezes, os médicos precisam de ajustar a medicação crónica à gravidez” para “garantir o melhor equilíbrio entre segurança materna e fetal”.
O internista desempenha uma “função fulcral no decorrer da gravidez” uma vez que a “Medicina Interna tem uma posição privilegiada, no centro dos hospitais, para integrar as diversas áreas de conhecimento e garantir o apoio médico nos cuidados à grávida doente”, defendeu ainda Inês Palma Reis, no decorrer do evento.
Amanhã, sábado, o segundo e último dia das jornadas, realiza-se ainda um webinar, aberto ao público em geral, subordinado ao tema “Gravidez, Vírus e Outros Problemas Emergentes”, que contará com a participação do virologista Pedro Simas, diretor da Research Católica Medical School. Este webinar será moderado por médicos de Medicina Interna e Obstetrícia.
(15/10/2021)