Dia Mundial de Combate à Obesidade
No Dia Mundial de Combate à Obesidade recordamos que esta é uma doença crónica, complexa, multifatorial, mas que pode e deve ser combatida.
Os Núcleos de Estudo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna alertam que a obesidade aumenta substancialmente o risco de várias outras doenças – hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, patologia respiratória como síndrome de apneia obstrutiva do sono, patologia degenerativa osteoarticular, doença cardiovascular e alguns tipos de cancro.
O combate desta doença, pelo seu caracter recidivante, exige uma equipa multidisciplinar de profissionais, que em conjunto definem estratégias individualizadas, ajustadas e prolongadas no tempo, à semelhança de outras doenças crónicas. O tratamento implica diversas intervenções que exigem continuidade ao longo da vida, pois o risco de recuperação ponderal é elevado, frustrando o doente e os profissionais.
É por isso fundamental, criar programas que estimulem a atividade física e que ensinem e facilitem a escolha de produtos alimentares saudáveis.
Conheça aqui as causas, fatores de risco e o que pode fazer para perder peso de forma saudável e equilibrada.