Dezembro, mês da Medicina Interna
Internistas: especialistas em diagnóstico
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) volta, mais uma vez, a promover o Mês da Medicina Interna, em dezembro, com o objetivo de destacar a importância desta especialidade médica e dos internistas, no setor da saúde em Portugal, em particular no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A iniciativa insere-se nas comemorações do 72º aniversário da SPMI, que se assinala dia 14 de dezembro.
“Este ano queremos destacar o papel central do Internista como especialista no diagnóstico. O Internista está particularmente apto a lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, com doenças que afetam vários órgãos ou sistemas, assim como com pessoas com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico, afirma Lèlita Santos, Presidente da SPMI.
O Internista como especialista em diagnóstico dedica a sua atenção à pessoa como um todo e distingue-se por ser o perito na abordagem clínica exaustiva de cada doente, agudo ou crónico.
Perante um doente com vários problemas clínicos o Internista compreende todos esses problemas, a sua inter-relação e está em melhor condição de ver o todo, de definir prioridades e de, em conjunto com o doente, definir o plano de atuação mais adequado e mais eficiente.
A sua capacidade de ouvir, a atenção a todos os aspetos da condição de saúde, a confiança dos doentes, a aposta na prevenção e na literacia em saúde fazem da Medicina Interna um pilar do SNS e do Internista um elo imprescindível na relação com os doentes e a população em geral.
O Internista está vocacionado para acompanhar os doentes desde a entrada no hospital, através da urgência ou da consulta, passando pelo internamento, em enfermaria, nos cuidados intermédios ou intensivos e no domicílio, nos hospitais de dia e nos cuidados paliativos.
A Medicina Interna é a maior especialidade médica hospitalar com mais de três mil especialistas. Os Internistas realizam, anualmente, mais de 580 mil consultas, são responsáveis por mais de 180 mil internamentos e mais de 4,5 milhões de episódios de urgência.
Partilhe a nossa mensagem:
Mensagem que estamos a partilhar nas nossas redes sociais:
Dezembro volta a ser o Mês da Medicina Interna com o objetivo de destacar a importância desta especialidade médica e dos internistas, nos vários setores do exercício da medicina.
O Internista é um especialista versátil, autónomo, abrangente e integrador e está na linha da frente da defesa do SNS e dos doentes.
Eu sou internista!
#DezembroMêsMedicinaInterna #SPMI
>> Descarregue AQUI a imagem
O que é que ser internista tem de melhor?
Desafiámos 31 Internistas a responder à nossa questão… acompanhe diariamente nas redes socias a resposta!