Curso Registo e Raciocínio Clínico

O Curso Registo e Raciocínio Clínico é nos dias 1 e 2 de Abril de 2022, no Hotel Black Tulip, em Vila Nova de Gaia.

INTRODUÇÃO

O Registo e o Raciocínio Clínico como bases essenciais do exercício da Medicina.

OBJETIVOS

Geral:
Aprofundar o conhecimento do registo Clínico como garantia de segurança e qualidade assistencial.

Específicos:
– Identificação do modelo Dual de Registo Clínico;
– Utilização de heurísticas para a decisão;
– Reconhecer as armadilhas do Raciocínio Clínico;
– Conhecer o RMOP e o seu impacto nos Relatórios

O CURSO:

Carga Horária: 14 Horas

Formadores:  
João Araújo Correia | Paulo Paiva | Vasco Barreto

A estrutura do curso inclui:

1. Sessões Expositivas
2. Sessões Teórico-práticas com Bancas Práticas
3. Sessões Práticas com a discussão de Casos Clínicos

Dia 1

Módulo 1 (30 min)
1/4/2022: 9h00 – 9h30h
Apresentação e Avaliação do Grupo – Todos os Formadores

Módulo 2 (45 min + 15 min)
1/4/2022: 10h00 – 11h00
Raciocínio Clínico – Paulo Paiva

A- Abordagem Científica versus Análise Clínica
B- Tipos de Raciocínio Clínico – “The Dual Process Theory”
C- O Raciocínio Clínico na Medicina Interna

11h00 – 11h15 – Pausa/Café 15 minutos

Módulo 3 (45 min)
1/4/2022: 11h15 – 12h00

Heurísticas/Estratégias – Paulo Paiva

A- Discriminadores;
B- Algoritmos;
C- Seleção e Valorização dos Exames Complementares de Diagnóstico
D- Google e Inteligência Artificial;

Módulo 4 (45 min + 15 min)
1/4/2022: 12h – 13h

Workshop – Todos os Formadores
– Cenário clínico e Fisiopatológico:
Reconhecimento de Padrões Prioritários
– Raciocínio Clínico e a prática da Medicina

13h00 – 14h30 – Almoço de Trabalho

Módulo 5 (45 min + 15 min)
1/4/2022: 14h30 – 15h30

Armadilhas do Raciocínio Clínico e Erro Médico  – João Araújo Correia

  1. História da Doença Atual incompleta (falta de tempo concedido ao doente, défice de empatia médico/doente, ultrapassagem de passos da anamnese – antecedentes familiares ou pessoais p. ex., e do exame físico, desvalorização das impressões do doente acerca da sua doença);
  2. Falta de informação ou simplificação abusiva;
  3. Adoção de diagnósticos prévios, sem relatórios clínicos contundentes ou exames subsidiários comprovativos;
  4. Aceitação da base de dados sem verificação de ter sido atualizada a evidência científica;
  5. Desvalorização de sinais, sintomas ou exames subsidiários, que são mais raros na hipótese diagnóstica colocada;
  6. Dificuldade em reanalisar um caso, a que se colocou um diagnóstico provável, que tarda a ser obtida comprovação;
  7. Gratificação pessoal pela comprovação do diagnóstico presumido, fechando a mente para a hipótese doutro diagnóstico em simultâneo;
  8. Desejo de um diagnóstico mais favorável e recusa doutro com pior prognóstico;
  9. Tendência a considerar que a 3ª descompensação de um Doente Crónico é a mesma das 2 primeiras;

Módulo 6 (45 min + 45 min)            
1/4/2022: 15h30 – 17h00

Workshop – Todos os Formadores

  • Clinical Problems Solving 1)
    – Raciocínio dedutivo / Reconhecimento de padrões
  • Clinical Problems Solving 2)
    – Raciocínio dedutivo / Reconhecimento de padrões

Módulo 7 (30 min)
1/4/2022: 17h00 – 17h30
Workshop – Todos os Formadores

  • Reflexão sobre a aprendizagem do dia;

Dia 2

Módulo 8 (45 min + 15 min)
2/4/2022: 9h00 – 10h00

  • Estrutura clássica da História Clinica – Vasco Barreto

Módulo 9 (60 min + 30 min)
2/4/2022: 10h00 – 11h00

  • Registo Médico Orientado por Problemas (RMOP)-Vasco Barreto
  • RMOP no Processo Clínico Eletrónico (PCE)- Vasco Barreto

11h00 – 11h15 – Café / Pausa

Módulo 10 (50 min + 50 min)
2/4/2022: 11h15 – 13h00

Workshop – Todos os Formadores

  • Elaboração de uma Lista de Problemas = Base de dados a partir de 1 História Clinica

13h00 – 14h30 – Almoço de Trabalho

Módulo 11 (45 min)
2/4/2022: 14h30 – 15h15

  • Relatórios e Sínteses (Nota de Alta, Nota de óbito, Informação hand-over) – João Araújo Correia

Módulo 12 (45 min + 15 min)
2/4/2022: 15h15 – 16h00

  • Discussão de uma Nota de Alta até chegar ao modelo ideal
  • Discussão de uma Nota de Óbito até chegar ao modelo ideal
  • Elaboração de um modelo de “Informação hand-over”.

16h00 – Encerramento do Curso

O curso terá lugar com um mínimo de 20 e um máximo de 30 participantes.

O curso destina-se a médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, médicos de outras especialidades médicas e a médicos do Ano Comum.

A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível on line no website da SPMI, no portal do Centro de Formação.

A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição. A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 150 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 200 €

Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos. Em caso de necessidade de alojamento contactar o secretariado do curso que poderá sugerir hotéis na proximidade.

As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 24 de Março de 2022. O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

Informação brevemente disponível

  • Avaliação das Aprendizagens:
    • Tutoriais a todos os participantes , intercalados com momentos de resolução de problemas em grupos divididos;
    • teste final com avaliação mínima de 50%

Certificação:

CONTACTOS:

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

VALOR E INSCRIÇÃO

A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 150€
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 200 €

POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:

– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções

A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)

Mais informações: formi@spmi.pt 

LOCAL

Hotel Black Tulip

Morada: Av. República s/n, 4430-195 Vila Nova de Gaia

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