Curso: O Internista e a Urgência
INTRODUÇÃO
O Curso realiza-se nos dias 23 e 24 de Junho, no Funchal. As inscrições estão ENCERRADAS.
O Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) dedica-se ao estudo da patologia emergente, urgente e aguda, pretendendo ser um veículo de formação, investigação e desenvolvimento da Medicina Interna em Portugal.
O NEUrgMI, foi criado em Junho de 2014 e desde então tem incluído na sua atividade formativa o curso anual, “O Internista e a urgência”. O curso “O Internista e a urgência” vai já na sua X edição, realizandose na Madeira desde 2007.
Em 2016 foi efetuado em Braga como précurso do 2º Congresso Nacional de urgência e este ano volta a realizar-se na Madeira oferecendo aos Formandos um programa multifacetado, distribuído por 3 cursos em simultâneo o qual vai ao encontro das necessidades formativas de todos os médicos que prestam cuidados de saúde nos serviços de urgência Portugueses.
SiMI: curso de Simulação clinica em Medicina Interna
TIMIC: Curso de Técnicas Invasivas em Medicina Interna no cadáver
WKs: Workshop – A imagem em Medicina Interna.
3 Vertentes formativas do Curso
O curso de Simulação clinica em Medicina Interna (SiMI) onde são treinadas de forma simulada, as competências técnicas e não técnicas na abordagem de algumas situações clinicas com que os Internistas se deparam no dia-a-dia quer em ambiente de urgência, quer no internamento.
– Competências técnicas: Entubação endotraqueal, desfibrilhação, aspiração de secreções, aquisição de acessos endovenosos, VNI etc.
– Competências não técnicas: Comunicação (Gerir e transmitir de forma clara e concisa a informação a toda a equipa); Liderança e Trabalho em Equipa (Estimular o espirito de Equipa, saber ser Líder, Gerir o Stress e carga de trabalho e Tomada de Decisão).
Metodologia: Método expositivo (Breves apresentações teóricas focadas nos cenários clinico a simular) e Prática de cenários clínicos em manequins de simulação.
– Curso de Técnicas invasivas em Medicina Interna (TIMIC), no qual os formandos têm oportunidade de treinar em cadáver e em manequins, algumas técnicas do domínio e competência do Internista.
No cadáver: – Biópsia hepática, óssea e pleural
Em manequins de acessos (acessos venoso jugular, Subclávia e femoral).
– 3 Work Shops, um sobre Ritmos e 2 sobre “A imagem em Medicina” (neuroimagem e imagem torácica).
PROGRAMA
NOTA: Os grupos A e B tem a tarde de dia 24 livre e os grupos C e D têm a manhã de dia 24 livre. Os 4 grupos fazem o teste de avaliação 18:30 de dia 24).
Formadores:
ASS – Ana Sofia Silva; AS – Adelaide Spínola; CA – Carla Araújo; CP – Carlos Pimentel; DS – Dina Santos; EL – Elizabete Luís; GB – Gil Bebiano; GS – Gil Silva; JG – João Gaspar; JN – João Nóbrega; JP – João Paulo; MB – Manuela Baptista; MLB – Maria da Luz Brazão; MC – Miriam Capelo; PF – Pedro Freitas; RF – Rafael Freitas; RP – Ricardo Pestana; RM – Rubina Miranda; SN – Sofia Nóbrega; TF – Tiago Freitas; TR – Tiago Rodrigues
COMISSÃO ORGANIZADORA
Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (Dra. Maria da Luz Brazão)
CONTACTOS ÚTEIS
O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:
Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt
INSCRIÇÕES
Taxa de Inscrição (inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho):
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 200 €
LOCAL
Hospital Dr. Nélio Mendonça
Endereço: Av. Luís de Camões, 9004-514 Funchal
Telefone: 291 705 600