Curso de Tratamento não invasivo da Insuficiência Respiratória – Inaloterapia; ONAF; CPAP; VNI

Curso de Tratamento não invasivo da Insuficiência Respiratória – Inaloterapia; ONAF; CPAP; VNI, realiza-se em formato b-Learning. A componente presencial será no dia 18 de Outubro de 2024, no Porto. As inscrições estão abertas.

Curso Tratamento não invasivo da Insuficiência Respiratória Inaloterapia; ONAF; CPAP; VNI

Data: 18 de Outubro de 2024
Local: Porto
Formato: B-Learning
Público Alvo: Médicos Internos e especialistas de Medicina Interna, podendo ser alargado a médicos de outras especialidades e internos do ano comum.
Inscrições Limitadas

INSCRIÇÃO

A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização e coffee-break:
» Sócios da SPMI: 200€
» Não Sócios da SPMI: 250€

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

A maioria dos casos de Insuficiência Respiratória Aguda são diagnosticados e tratados fora das UCI. Os doentes com Insuficiência Respiratória Crónica são diagnosticados em ambulatório e tratados no domicílio. Os internistas precisam de conhecer e saber diagnosticar Insuficiência Respiratória, de reconhecer precocemente os doentes com indicação para suporte da função respiratória e saber prescrever e administrar os métodos não invasivos de suporte.

OBJETIVOS:

  • Gerais:

Após a realização do curso com aproveitamento os formandos devem saber diagnosticar e reconhecer os mecanismos fisiopatológicos da Insuficiência Respiratória, para serem capazes de prescrever e administrar o tratamento de suporte adequado no tempo certo.

  • Específicos:

– Saber reconhecer e avaliar os doentes com suspeita de Insuficiência Respiratória
– Saber diagnosticar Insuficiência Respiratória Aguda e Insuficiência Respiratória Crónica
– Ser capaz de definir o plano de diagnóstico que permita classificar, em cada caso, a Insuficiência Respiratória quanto às suas características fisiopatológicas, à sua gravidade e à sua etiologia
– Saber definir o plano de tratamento de suporte da função respiratória adequado às características da Insuficiência Respiratória, nomeadamente quanto à indicação para entubação traqueal, e estabelecer os objectivos do tratamento
– Saber como e quando iniciar tratamento não invasivo de Insuficiência Respiratória com inaloterapia, oxigenoterapia, oxigenoterapia nasal de alto fluxo, CPAP e ventilação não invasiva por pressão positiva
– Saber ajustar o material e os parâmetros do tratamento às características anatómicas, fisiológicas e clínicas dos doentes
– Saber definir o plano de vigilância e demonstrar capacidade para avaliar os resultados do tratamento não invasivo de Insuficiência Respiratória e a adaptação e tolerância dos doentes ao tratamento
– Demonstrar capacidade para ajustar o tratamento às necessidades e à tolerância dos doentes e saber decidir qual é o plano de tratamento seguinte, em caso de falência do plano de tratamento definido
– Saber decidir sobre o local mais adequado para prosseguir tratamento

O CURSO:

Modalidade de formação: Formação B-Learning

Duração: 9h15

O curso tem uma carga horária de 9 horas e 15 minutos, 2 horas e 15 minutos em modo e-learning e 7 horas em modo presencial.

Metodologia de formação:

  1. Serão enviados textos de estudo para preparação do curso 4 semanas antes do curso prático
    A componente e-learning do curso está dividida em duas partes:
    – Sessões teóricas expositivas para revisão e sistematização de conteúdos que serão disponibilizadas 3 e 2 semanas antes da data do curso prático e que terão uma duração total de 2 horas
    – Demonstração da montagem do material e de início de VNI num filme que será disponibilizado 1 semana antes da data do curso prático
    A componente presencial é composta por:
    – Quatro bancas práticas de inaloterapia e oxigenoterapia, oxigenoterapia nasal de alto fluxo, CPAP e VNI para selecção e montagem do material de tratamento, programação de ventiladores e dispositivos de oxigenoterapia nasal de alto fluxo e simulação de tratamentos em diferentes cenários clínicos
    – Resolução de casos clínicos de Insuficiência Respiratória Aguda Hipoxémica e Hipercápnica para integração de conhecimentos e treino na tomada de decisões durante o tratamento, de acordo com a evolução clínica, a resposta ao tratamento e as dificuldades surgidas durante o tratamento
    – Avaliação de conhecimentos através de teste final de escolha múltipla

>>>Componente E-learning: (Expositiva)

1. Envio de material de estudo aos formandos 4 semanas antes da componente prática

2.Disponíveis 3 semanas antes da componente prática:

PALESTRA – Insuficiência Respiratória – 20 min.
PALESTRA – Mecânica ventilatória – 20 min.
PALESTRA – Modos ventilatórios e interação doente-ventilador – 20 min.

3. Disponíveis 2 semanas antes da componente prática

PALESTRA – Tratamento não invasivo da Insuficiência Respiratória Aguda Hipoxémica – 20 min.
PALESTRA – VNI na Insuficiência Respiratória Aguda Hipercápnica – 20 min
PALESTRA – VnI na Insuficiência Respiratória Crónica – 20 min.

4. Vídeo a disponibilizar 1 semana antes da componente prática

Banca Prática DEMO: Iniciar VnI – 15 min.

>>>Componente Presencial: (Prática)

Programa brevemente

Nº Máximo de Participantes: O número mínimo de participantes será 20 e máximo 28.

Público-Alvo: O curso destina-se a internos e especialistas de Medicina Interna, podendo ser alargado a médicos de outras especialidades.

A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível online no website da SPMI, no portal do Centro de Formação.

A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição. A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, almoço e coffee-break:

» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 200 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 250 €

Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos.

As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 1 de Outubro.

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:
Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

A bibliografia do curso será disponibilizada na plataforma de formação 15 dias antes do curso

No início da formação é realizado um momento de diagnóstico para verificar os conhecimentos anteriores sobre a temática da formação e identificar as expectativas dos formandos.

Durante a formação os formandos são avaliados pela participação e execução dos exercícios propostos e a avaliação final é realizada através da execução do Plano de Ação Individual.

Dimensão de Análise Parâmetros Ponderação
Avaliação do desempenho dos formandos (Observação do formador) Assiduidade

Pontualidade

Participação

Relacionamento interpessoal

Espírito crítico

25%
Avaliação sumativa Conhecimentos e competências demonstrados através de testes de conhecimento 75%

Escala de classificação usada: 0 a 20 valores

Sem Aproveitamento Com Aproveitamento
0 a 9 valores 10 a 13 valores 14 a 15 valores 16 a 17 valores 18 a 20 valores
Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Excelente

CERTIFICAÇÃO:

A Certificação DGERT confere o certificado de Formação Profissional da Plataforma SIGO, coordenado pela Direção Geral da Estatística da Educação e Ciência (DGEEC).

VALOR E INSCRIÇÃO

A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização e coffee-break:
» Sócios da SPMI: 200€
» Não Sócios da SPMI: 250€

Faça AQUI a sua inscrição

NOTA: É obrigatória a realização da inscrição em my.spmi.pt no curso selecionado pelo próprio. Esta inscrição é pessoal e não poderá ser realizada por terceiros (Laboratório ou Agência), com os dados do próprio.
Caso a inscrição seja realizada por terceiros, deverá ser enviado um email para cristina@spmi.pt com essa indicação para posterior faturação, não devendo o particular liquidar a referência de multibanco automática no processo de inscrição.
Se for realizada pelo próprio com dados de faturação diferentes da conta pessoal, poderá colocar na plataforma esses dados para emissão de fatura.

CONTACTOS:

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo: cristina@spmi.pt

POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:

– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções

A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)

Mais informações:formi@spmi.pt

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