Curso Controlo da Dor no Serviço de Urgência

INTRODUÇÃO:

O Curso Controlo da Dor no Serviço de Urgência foi adiado. Nova Data brevemente disponível.

A dor é um fenómeno fisiológico de importância fundamental para a integridade física do indivíduo.

A dor é uma causa frequente de ida ao Serviço de Urgência (SU), na sequência de eventos agudos, como consequência de uma dor crónica tratada de forma inadequada, ou por aparecimento de dor episódica.

O controlo da dor deve ser encarado como uma prioridade ao nível da continuidade de cuidados, transversal a todas as tipologias, sendo, igualmente, um factor decisivo para a indispensável humanização dos cuidados prestados.

OBJECTIVOS:

  1. Conhecer as principais formas de classificar a dor no SU.
  2. Conhecer os principais mecanismos e vias de transmissão da dor.
  3. Ser capaz de avaliar correctamente as características da dor.
  4. Conhecer as indicações terapêuticas, dosagens e vias de administração, interacções, contra-indicações e efeitos secundários dos fármacos mais utilizados no controlo da dor no SU.
  5. Saber fazer uma rotação de opióides no SU.
  6. Delinear um esquema terapêutico para internamento e após a alta do SU.

O CURSO:

O curso encontra-se organizado em 2 dias, num total de 15h de formação presencial.

Formadores: Paulo Reis Pina, MD, MSc
Internista, Casa de Saúde da Idanha, Sintra. Competência em Medicina da Dor pela Ordem dos Médicos. Competência em Medicina Paliativa pela Ordem dos Médicos. Competência em Geriatria pela Ordem dos Médicos

Métodos pedagógicos: apresentações teórico-práticas; resolução de casos clínicos em grupos.

Material pedagógico fornecido:hands-outs das apresentações e casos clínicos.

Brevemente disponível

O curso terá lugar com um mínimo de 15 e um máximo de 30 participantes.

O curso destina-se a Internistas e Médicos em qualquer área de especialização que trabalhem no Serviço de Urgência.

A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível online no website da SPMI, no portal do Centro de Formação.

A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição. A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 150 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 200 €

Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos.

As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 15 de Outubro de 2021. O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

A Bibliografia será disponibilizada na plataforma da formação, antes do curso, após aviso da SPMI.

A conclusão com aproveitamento do curso implica a participação em pelo menos 75% das horas de formação presenciais.

Os formandos serão avaliados numa escala de 0 a 20 valores, considerando-se aprovados os que tiverem uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

A avaliação final é individual. Consiste na resposta a um questionário de múltipla escolha. No final do curso, os formandos que tiverem concluído a formação receberão o Certificado de Participação. Os formandos que concluírem o curso com aproveitamento receberão posteriormente o Certificado de Conclusão com Aproveitamento.

CERTIFICAÇÃO:

Esta é uma formação certificada pela DGERT, logo a participação no curso, com aproveitamento, confere o direito a um Certificado de Participação da SPMI e um o certificado de Formação Profissional da Plataforma SIGO, coordenado pela Direção Geral da Estatística da Educação e Ciência (DGEEC).

CONTACTOS:

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

VALOR E INSCRIÇÃO

A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 150€
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 200€

POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:

– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções (apenas se aceita troca de nome)

A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)

Mais informações: cristina@spmi.pt

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