Criada subespecialidade de Doenças do Fígado na Ordem dos Médicos
As XIV Jornadas do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF), realizadas a 4 de setembro, em Tomar, contaram com uma “abertura informal”, mas com uma grande notícia: “foi formalmente criada a subespecialidade de Doenças do Fígado, no seio do Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos”. Quem avançou a novidade foi Armando Carvalho, convidado a intervir na “abertura da reunião”, pelos seus responsáveis, Rita Serras Jorge, presidente da Comissão Organizadora, e Arsénio Santos, coordenador do NEDF.
Neste início de reunião Rita Serras Jorge e Arsénio Santos afirmaram que as XIV Jornadas do NEDF representam a “retoma” dos eventos presenciais, onde os colegas podem conviver, conversar, debater casos, tirar dúvidas e partilhar conhecimento, “cara a cara. Olhos nos olhos”.
“A reunião que vos apresentamos, hoje, ainda não é como desejamos, a nível de duração e de programa social, mas procurámos inovar, para que possamos estar de forma mais próxima, debater alguns casos clínicos e reencontramo-nos ao fim deste tempo em que estivemos privados de proximidade”, afirma Rita Serras Jorge.
Arsénio Santos complementa: “Os meios eletrónicos são muito bons, trazem muitas mais-valias em muitos aspetos, mas é melhor estarmos juntos, para partilhar conhecimento e conversar.”
Tal como refere: “Atualmente, o acesso ao conhecimento é muito fácil, mas é importante saber manuseá-lo e aplicá-lo. Aqui temos a possibilidade de partilhar e de falar.”
Após esta pequena introdução de Rita Serras Jorge e de Arsénio Santos, Armando Carvalho, em representação dos órgãos sociais da SPMI, deu aos presentes a notícia da criação da subespecialidade de Doenças do Fígado, cuja Comissão Instauradora será presidida pelo próprio e composta por José Presa, Carlos Monteverde, Filipe Nery e Rui Perdigoto.
Enquanto membro do NEDF, Armando Carvalho congratula todos os que trabalham e se interessam por esta área, mostrando-se “orgulhoso” pelo trabalho desenvolvido: “O NEDF tem realizado atividades de grande qualidade, como seja a organização dos cursos de formação; e várias intervenções a nível dos órgãos de comunicação, que têm colocado o núcleo na primeira linha da divulgação da Hepatologia em Portugal.”
As XIV Jornadas do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado decorreram ao longo de todo o dia, com a discussão de vários casos clínicos e com a realização de quatro palestras, subordinadas aos temas: “Hepatite C: Como estamos em 2021?”; “Carcinoma hepatocelular – Do diagnóstico ao tratamento”; “Encefalopatia hepática: Que novidades?”; e “Hepatotoxicidade: Quando suspeitar e como abordar?”. O encerramento das jornadas culminou com a entrega de prémios.
(04/09/2021)