Conhecer e compreender a diabetes
Sensibilizar os portugueses para a experiência de serem “diabéticos um dia” ou realizar “um dia sem açúcar ou açucarados” irá certamente contribuir para uma vida com menos doença no futuro.
A diabetes é uma doença crónica com uma prevalência mundial de mais de 500 milhões de pessoas, tendo uma prevalência estimada em Portugal de mais de um milhão de pessoas e provavelmente mais 500 mil que o são mas desconhecendo a sua situação .
No ano de 2018 a IDF e as organizações que se dedicam à diabetes em termos científicos, tal como a as associações de doentes, procuram sensibilizar os portugueses para o problema exponencial que esta doença crónica representa, numa campanha sob o lema “A família e a diabetes“.
Em todo o país pessoas com diabetes e profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos envolvem-se em inúmeras iniciativas que permitam sensibilizar o “mundo real” para a diabetes e para as pessoas que com ela vivem e convivem diariamente.
Envolver a família das pessoas com diabetes é uma obrigação “familiar”, digamos assim, de todos os que convivem e vivem com as limitações e obrigações e, também, com a forma de viver de um diabético, muitas vezes complexa, mas também com as suas conquistas no dia a dia e também nas suas alegrias e tristezas .
A consciencialização da população portuguesa para a realidade da “situação doença “ é extremamente importante para a mudança de atitudes no quotidiano, por isso o núcleo de estudos de diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna desafia os portugueses a levarem um estilo de vida saudável e, em especial no dia mundial da diabetes, fazerem a experiência de moderarem o consumo de açúcar e de produtos açucarados .
Ideal será sem dúvida a experiência de “por um dia ser diabético” e realizar o quotidiano da pessoa com diabetes e sua família.
Continue a ler o artigo em observador.pt
Estevão Pape
In Observador
(14/11/2018)