Atratividade da Medicina Interna em destaque na Reunião Anual dos Diretores e Orientadores de Formação Médica
A Reunião Anual de Diretores e Orientadores de Formação em Medicina Interna, organizada pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), com a colaboração do Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos (CEMI-OM), realizou-se a 11 de novembro, em Peniche. O evento contou com uma presença média de 45 a 50 participantes presentes fisicamente e remotamente com uma média de 22 participantes. O tema central desta edição foi a “Atratividade da Medicina Interna”.
“Este é um assunto que nos preocupa já que esta é uma especialidade essencial aos doentes, ao SNS e fulcral no diagnóstico e seguimento dos doentes em todo o seu percurso”, refere Lèlita Santos, presidente da SPMI. Deste modo, destaca a importância da reunião não só por ter explorado estratégias para enfrentar desafios de modo a atrair jovens clínicos para a área, mas também por ter permitido o encontro e troca de experiências entre os internistas, responsáveis pela direção e coordenação dos serviços e equipas, juntamente com os orientadores de formação.
A presidente considera que o objetivo estabelecido para o evento foi alcançado, visto que a sua estrutura permitiu uma discussão dinâmica, com uma ou duas apresentações iniciais por mesa, impulsionando debates enriquecedores e produtivos.
Na parte da manhã falou-se da importância e desafios da dispersão dos internistas por diversas áreas. Foram ainda debatidas soluções viáveis para a organização das equipas nas urgências, consideradas um desafio para a atratividade da especialidade. Já na parte da tarde da Reunião, o foco recaiu nas sub-especialidades e respetivo interesse para os internistas.
Deste modo, a Reunião Anual dos Diretores e Orientadores de Formação em Medicina Interna não proporcionou apenas um espaço para debate, como também procurou fortalecer e tornar mais atrativa uma especialidade que se dedica “não só a órgãos, mas a todo o sistema”.
(14/11/2023)